Foi protocolado na última semana uma denúncia junto ao Ministério Público de Rondônia, um pedido de investigação sobre um possível ato de improbidade administrativa por parte da Vereadora Maria Damiana Felício de Souza, mais conhecida como professora Damiana.
Segundo a denúncia, a vereadora que também é servidora pública estadual, professora Classe C do ensino fundamental, solicitou no dia 09 de fevereiro de 2023, adicional de diária para se reunir com o Defensor Público-Geral do Estado Hans Lucas Immich, no entanto os denunciantes apuraram que o referido defensor não se encontrava no estado de RO.
Na peça acusatória, enviada ao MP e a este site anonimamente, foi anexado prints que materializa a acusação, em um deles indica que na data em que a vereadora justificou a reunião, Dr. Hans Lucas Immich estava em Brasília participando da 71º reunião do Condege.
O valor solicitado pela vereadora foi de R$ 713,36 para acobertar despesas de viagem a capital nos dias 08 e 09 de fevereiro.
Muito embora o denunciante anônimo tenha focado a acusação na vereadora Damiana, em possível uso de diárias como subterfúgio para complementação salarial, uma simples vigilância e cruzamento de dados no Portal da Transparência da Câmara Municipal, estende esta dúvida sobre um possível uso inadequado de diárias, a vários outros vereadores.