Foi promovido na noite desta quinta-feira (16) a primeira mostra científica do curso de medicina da FIMCA em Jaru. Na oportunidade os acadêmicos apresentaram os resultados de pesquisas realizadas ao longo do último ano. De acordo com os envolvidos, o estudo poderá contribuir com ações voltadas para a saúde pública do município.
O evento contou com a participação da coordenadora do curso, Dra. Myrna Lucia Gelle de Oliveira, e demais professores que lecionam no curso de Medicina.
Também estiveram presentes como avaliadoras dos trabalhos, as médicas Dra. Sonia Beatriz L. Marreiros, Dra. Maisa Tereza Rodrigues e Dra. Daniele Aparecida L. Valenzuela.
A presença de profissionais médicos contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem, e fazem parte da metodologia adotada no curso da FIMCA.
As pesquisas foram desenvolvidas na disciplina de investigação científica durante o primeiro ano do curso, onde os alunos planejaram e executaram sob a orientação do Prof. Daniel Paiva, pesquisas de campo sobre diversos temas e demandas atuais de saúde pública. O evento teve como objetivo apresentar os resultados, e debater sobre os temas sob a visão médica.
Foram apresentados sete trabalhos acadêmicos que serviram como fechamento da disciplina de investigação científica, após análise da banca formada pelos profissionais acima citados, os três melhores trabalhos foram escolhidos, sendo eles:
Terceiro lugar – Tema do trabalho: “O uso indiscriminado da Ritalina no meio acadêmico”.
Segundo lugar – Tema do trabalho: “Os efeitos adversos dos métodos contraceptivos utilizados pelas acadêmicas da 1ª turma de medicina da FIMCA-Jaru”.
E em Primeiro Lugar – Tema do trabalho: “A percepção dos acadêmicos de medicina da FIMCA-JARU, sobre a saúde mental durante a pandemia da COVID-19”.
O evento foi organizado pela turma T1A, juntamente com o auxílio do professor Daniel Paiva e apoio do Coordenador da Unidade Fimca Jaru, Edson Martinho A. Damacena.
Patrocinadores
A Mostra Cientifica contou com os patrocinadores: Vet Agro, MS Engenharia, Paiva odontologia, Drogaria Hiper Popular de São Miguel do Guaporé, Dr. Antenor Machado, Coxinha Coffe Express de Ariquemes, Da Hora espetos e Caldos e Pedro’s Burguers.