Um caminhão Mercedes-Benz 1114 de 1987 zero-km está guardado desde que saiu da concessionária. Ou seja, o modelo permanece sem uso há 36 anos. O caminhão rígido foi descoberto pelo caçador de raridades Reginaldo Campinas. Segundo Pedro Vissoto, responsável pelo atendimento da empresa, o Mercedes não está à venda “no momento”.
Seja como for, o caminhão está totalmente original, como quando saiu da fábrica. Além disso, não foi emplacado. Segundo Vissoto, que cedeu as fotos deste post ao Estradão, ele “ficou com um colecionador esse tempo todo”. Aliás, pelas fotos dá para constatar que até mesmo os adesivos que vêm de fábrica em algumas peças estão lá. É o caso do capô e do radiador, por exemplo. MB 1114L substituiu ícone 1113 Porém, Vissoto não deixou claro se o caminhão será ou não colocado à venda.
Para comparação, um Mercedes-Benz Accelo 1017 4×2 zero-km, que seria o modelo atual mais próximo do 1114 de 1987, tem preço sugerido em torno de R$ 450 mil. Conforme a marca, o 1114 foi feito de 1983 a 1990 nas versões 4×2 e 6×2. Com isso, substituiu o 1113, um dos modelos pesados de maior sucesso no mercado brasileiro. Embora fosse basicamente igual ao antecessor, o 1114, evidentemente, trouxe melhorias. Embora a nomeclatura tenha mudado, a potência do seis-cilindros em linha foi mantida em 140 cv.
Motor OM352 ganhou fama De acordo com a marca, o motor OM352 LA a diesel era feito pela própria empresa. Assim, o 5,7 litros fruto de um projeto criado nos anos 1960 recebeu várias atualizações ao longo do tempo. Como resultado, o torque de 37 mkgf era suficiente para dar agilidade a veículos distintos, como ônibus, caminhões e até tratores. Seja como for, o motor ajudou a fazer a boa fama do 1113. Afinal, a robustez e durabilidade são reconhecidas por caminhoneiros autônomos e transportadores de todo o Brasil. Aliás, o tornou um dos motores mais populares da história da Mercedes-Benz.
Fonte: Estadão