Jaru Online
Jaru, 1 de maio de 2025

Artista de Ariquemes produz bustos de personalidades de Rondônia

Um artista plástico de Ariquemes (RO), na região do Vale do Jamari, tem se dedicado a fazer bustos de pessoas conhecidas no cenário estadual. Empresários, pecuaristas e políticos são homenageados, mas a principal obra do escultor é o busto do desbravador Marechal Rondon, um ícone na história de Rondônia, que inclusive deu origem ao nome do estado.

O pesquisador Cássio Murilo Ribeiro diz que sempre gostou das artes e há algum tempo aprendeu a confeccionar estátuas de resina epóxi com moldes de gesso. Suas primeiras obras foram réplicas de peixes, já que Ariquemes, cidade onde mora há quatro anos, é conhecida pela produção do animal em cativeiro.

Cássio diz que viu em cidades de outros estados bustos de personalidades locais em praças, parques e avenidas, e acredita que essa cultura poderia ser mais intensa em Rondônia também.

 

Escultor estuda a história e os traços físicos antes de fazer as estátuas (Foto: Diêgo Holanda/G1)Escultor estuda a história e os traços físicos antes de fazer as estátuas (Foto: Diêgo Holanda/G1)

Escultor estuda a história e os traços físicos antes de fazer as estátuas (Foto: Diêgo Holanda/G1)

“Cada praça que você vai em Curitiba (PR) tem um busto de uma pessoa importante, porque é isso que vai contando a história do município, quem foi Rondon, quem foi Capitão Sílvio”, explica.

Há dois meses o artista se dedica a sua principal obra, um busto do Marechal Rondon. No molde da peça foram gastos mais de 80 quilos de gesso. A obra foi produzida para participar de um salão de artes plásticas organizado pela superintendência estadual de cultura.

 

Cássio Murilo revela que para produzir os bustos estuda a história da pessoa representada e as formas físicas de cada uma, a fim de que o resultado fique o mais próximo do real possível.

O próximo sonho do artista é fazer a escultura de um peixe de oito metros para ser colocada no trevo de entrada de Ariquemes. “A gente passa no trevo e não sabe nem que está em Ariquemes. E pelo que eu vejo, a piscicultura vai ser o ponto forte da cidade, então a gente precisa dar importância a essa cultura. As pessoas vão dizer: ‘passei numa cidade com um peixe bem grande na entrada’, vão querer tirar fotos”, argumenta.

 

O próximo sonho do artista é fazer a escultura de um peixe de oito metros (Foto: Diêgo Holanda/G1)O próximo sonho do artista é fazer a escultura de um peixe de oito metros (Foto: Diêgo Holanda/G1)

O próximo sonho do artista é fazer a escultura de um peixe de oito metros (Foto: Diêgo Holanda/G1)


COMPARTILHAR