O IVA (Instituto Vitória dos Animais) que é considerado entidade pública desde o ano de 2019 pela lei nº 343 CMJ/2019, se mantém há 6 anos com recursos próprios de voluntários, bingos e rifas.
O IVA possui gastos mensais de cerca de 4 mil reais entre aluguel, energia, água e tratamentos veterinários dos animais acolhidos.
O IVA esclarece que durante esses 6 anos não recebeu nenhum recurso público, que apenas foi prometido doação de verbas e terreno, mas que nunca saiu do papel, e informa também que já foram protocolados inúmeros ofícios junto a prefeitura solicitando auxílio, no entanto, nunca se obteve respostas, o que demonstra grande desinteresse pela causa.
No ano de 2022, a Prefeitura de Jaru lançou um programa para castração de animais de famílias de baixa renda, no qual 38 animais do IVA foram castrados, porém, por ano, o IVA trata mais de 300 animais, e durante esses 6 anos, nenhum recurso foi destinado para o instituto, a fim de que contribuísse com o desenvolvimento deste.
O IVA é o único instituto voltado para a causa animal no município, em que contribui para o controle de zoonose do município, tratando animais doentes e castrando, evitando doenças transmissível aos seres humanos, no entanto, até o momento, o município não prestou qualquer auxílio neste sentido, se omitindo em prestar auxílio.
Ainda neste mês foi protocolado novo ofício solicitando ajuda do município, dentre tantos outros ofícios que foram protocolados ao longo dos anos, também estamos aguardando respostas.
Assessoria