O município de Jaru registrou somente na primeira quinzena de dezembro, 310 casos confirmados de Dengue.
E para conter o avanço da doença, a prefeitura de Jaru, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semusa, em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, começa nesta segunda-feira (12), mais uma ação de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue.
Desta vez, com o bloqueio por meio da pulverização de inseticida, popularmente conhecida como “Fumacê”, que terá início a partir das 17h30 nos setores 1 e 1A.
O cronograma irá de 12 a 30 de dezembro e contemplará os setores, 1, 1A, 2,3,4,5,7, Jardim dos Estados, além do distrito de Tarilândia, regiões onde foram registrados os maiores índices de casos.
A secretária de saúde, Tatiane de Almeida Domingues, orienta que durante a ação, os moradores mantenham portas e janelas abertas, inclusive dos banheiros.
Também é importante destacar que o inseticida mata apenas o mosquito adulto, as larvas permanecem vivas, “Portanto, é indispensável que os quintais sejam mantidos limpos, as fossas devidamente lacradas para evitar a proliferação do mosquito”, alertou Tatiane.
Tatiane lembrou ainda, que além do Fumacê, a prefeitura realiza inúmeras ações, como – mutirão de limpeza, orientações, entre outras para eliminar os focos do mosquito.