Jaru Online
Jaru, 19 de novembro de 2024

Moradora de Mirante da Serra morre vítima de menigite, no Hospital Municipal de Ouro Preto do Oeste

A Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, confirmou a morte de uma mulher de 41 anos por meningite bacteriana. O fato ocorreu no período da manhã do último dia 03 de novembro. A vítima era moradora do município de Mirante da Serra.

Segundo a assessoria de imprensa da Semsau, a paciente estava sendo transferida de Mirante da Serra para Porto Velho quando parou no Hospital Municipal Drª Laura Maria Braga para ser entubada. Até aquele momento, ninguém sabia qual era o diagnóstico da enfermidade da paciente.

Explicaram que, ao dar início ao atendimento, a equipe médica, mediante os sintomas, desconfiou que a paciente estava com meninginte. E que a partir daquele instante, passaram a tomar todos os cuidados e seguiram o protocolo do Ministério da Saúde. A vítima foi entubada e foi retirado material para realização do exame. No entanto, a mesma não resistiu, indo a óbito. O resultado do exame saiu no período da tarde, dando positivo para meningite.

E por se tratar de um caso de meningite, antes mesmo de ter saído o resultado do exame, a Semsau, juntamente com a administração do hospital, tomaram todas as providências necessárias, incluindo a desinfecção dos locais onde foi realizado o atendimento, além da atenção especial aos profissionais de Saúde que atuaram no caso, além das demais pessoas que tiveram contato com a paciente.

Mirante da Serra

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Mirante da Serra, Izaque Forlin Carolino Vieira, ao tomar conhecimento do falecimento da paciente com o diagnóstico de meningite bacteriana, imediatamente acionou os profissionais da Vigilância em Saúde. Eles realizaram uma busca ativa de todos os munícipes que tiveram contato com a vítima, tendo os mesmos sido orientados a procurarem a Unidade Básica de Saúde para uma avaliação médica, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde. Informou também que foi realizada a desinfecção do leito onde a paciente ficou internada.

Vacina Meningocócica C

A Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto do Oeste, diante do risco de transmissão da doença, alerta para a baixa na cobertura vacinal ocorrida nos últimos dois anos em razão da covid-19. Esclarece que a vacina Meningocócica C estará disponível até o mês de fevereiro de 2023 para crianças a partir dos 5 anos de idade, adolescentes não vacinados até 10 anos de idade e os trabalhadores de Saúde.

Locais da vacina Meningocócica C em Ouro Preto do Oeste

-Centro de Saúde Ouro Preto (Centro – antigo SESP) – De segunda a sexta-feira, no horário das 07h às 12h;

-Centro de Saúde Ana Nery (Jardim Aeroporto I) – De segunda a sexta-feira, no horário das 07h às 12h;

-Centro de Saúde Carlos Chagas (Jardim Novo Estado) – De segunda a sexta-feira, no horário das 07h às 12h.

Gazeta Central


COMPARTILHAR