A Natura foi a grande vencedora da edição 2015 do prêmio Empresas Mais Conscientes, da revista IstoÉ, que identifica e reconhece as corporações que impulsionam o surgimento de uma nova economia. A multinacional brasileira de cosméticos, perfumaria e produtos de higiene pessoal levou o troféu em quatro das cinco categorias de grandes empresas: ranking geral, governança, meio ambiente e comunidades.
No fim de 2014, a Natura uniu-se a um movimento global de companhias que buscam a geração de resultados sociais e ambientais, além dos financeiros, e se tornou a primeira empresa já com capital aberto a ser uma empresa B Certificada. “Nosso modelo de negócios mostra que é possível conciliar lucro com geração de valor para a sociedade”, afirma Roberto Lima, presidente da Natura.
Ainda no ano passado, a Natura lançou sua nova Visão de Sustentabilidade, com compromissos e metas socioambientais para 2020 em todos os seus pilares de atuação. A visão da empresa é gerar impactos sociais, ambientais e econômicos positivos até 2050.
A Natura opera um modelo de negócio sustentável baseado no fornecimento responsável de matérias-primas da sociobiodiversidade brasileira e parceria com comunidades locais. Com o Programa Amazônia, lançado em 2011, a empresa busca fomentar uma economia de floresta em pé na região amazônica.
Uma das etapas de seleção do prêmio contemplou a análise dos relatórios de sustentabilidade das empresas participantes, a partir de critérios como transparência, confiabilidade e assertividade. O relatório anual da Natura adota as diretrizes de Relato Integrado do IIRC (International Integrated Reporting Council), que integra a comunicação dos resultados financeiros, sociais e ambientais de uma organização. A peça também atende aos parâmetros da GRI (Global Reporting Initiative), versão G4, padrão internacional de prestação de contas que estabelece a transparência e a integração de dados de sustentabilidade à apresentação das atividades empresariais.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,4 bilhões de receita líquida em 2014, possui sete mil colaboradores, 1,8 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Maior empresa B Corp do mundo, foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, um hub logístico em Itupeva (SP) e centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque (EUA). Detém 71% da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte.