Vitor Mendes, natural de Curitiba (PR), se mudou para os Estados Unidos ainda adolescente e em entrevista ao g1, revelou que o interesse pela gastronomia começou quando a mãe o colocou para trabalhar em um restaurante aos 15 anos.
Devido ao falecimento do seu pai ele precisou retornar ao Brasil. Nesse momento, já apaixonado pela culinária, ele decidiu trabalhar e conhecer os estados do país que ele ainda não conhecia.
“Passei por vários lugares… Região Nordeste, Minas Gerais, Bahia, culturas muito ricas de culinária, mas quando eu cheguei na Amazônia, os peixes da Amazônia e as técnicas com a mandioca de lá foram, para mim, muito fascinantes”, revelou.
Ingredientes amazônicos
Por ter se apaixonado pelos produtos da região, o prato principal do Vitor na competição tinha que ter os principais ingredientes do local: tambaqui e mandioca.
“Eu usei a farinha de Uarini, usei farinha de tapioca americana, usei farinha de Bragança, farinha de mandioca normal, fiz um pão de mandioca, fiz um molho de cogumelos Yanomamis, fiz o molho de tucupi…”, listou.
Prato do chef Vitor Mendes com ingredientes típicos da Amazônia em competição em Nova Iorque. — Foto: Divulgação
Vitor disputou a final regional, representando os Estados Unidos. Ao g1, o chefe revelou que o júri local, formado por profissionais do país, se impressionou com o peixe escolhido por ele.
“Os sabores que eu trouxe para eles foi inédito e para os paladares deles”, contou orgulhoso e satisfeito com o prato.
G1