Um eremita iraniano conhecido como “o homem mais sujo do mundo” morreu aos 94 anos, apenas alguns meses depois de tomar seu primeiro banho em décadas, anunciou a mídia estatal iraniana.
“Amu Haji” – tio Haji – como era chamado, morreu no domingo (24) em Dezhgah, uma vila na província de Fars, no sul do país, informou a agência de notícias estatal IRNA.
De acordo com o chefe do distrito da região, Haji há décadas evitava alimentos frescos e acreditava que “se ele se limpar, ficará doente”, informou a agência.
Haji era conhecido por sua postura firme contra o banho: alguns anos atrás, quando um grupo de aldeões o levou a um rio próximo na tentativa de banhá-lo, ele se jogou para fora do carro e fugiu.
Todos os moradores da área o trataram e sua condição com respeito, relatou a IRNA, entendendo que seu medo de ficar doente era a razão pela qual ele evitava a água.
Alguns meses atrás, os aldeões deram com sucesso um banho em Haji.
O homem era solteiro. Seu funeral foi realizado na noite de terça-feira (26) na cidade vizinha de Farashband, de acordo com a IRNA.