O peão de 19 anos que morreu ao ser atingido por um coice na cabeça, em Cerejeiras (RO), postou um texto no Facebook na noite antes de morrer, no fim de semana. Na mensagem, Wanderson Dias Almeida disse: “Hoje estaremos aqui, amanhã podemos deixar saldade. Pense nisso antes de magoar alguém. Boa noite? [sic]“.
Conforme registro policial, o jovem fazia um treino para montaria, quando caiu e foi atingido pelas patas do animal, ainda no ar.
Segundo a família, Wanderson foi criado no sítio e sempre gostou de montarias. Ele morava atualmente em Colorado do Oeste (RO) e trabalhava em diárias, em propriedades rurais da região.
Na última edição da Exposição Agropecuária Comercial e Industrial de Colorado do Oeste (Expocol), em junho deste ano, Wanderson chegou à segunda fase do rodeio.
Antes de morrer, o jovem escreveu no Facebook sobre saudade, afirmando para as pessoas não magoarem ninguém. A publicação, postada na noite de 28 de julho, já foi curtida mais de 300 vezes e recebeu diversos comentários como forma de homenagens.
“Pouco tempo na terra, todavia deixou sua marca de humildade e temor a Deus. Queria ser tu garoto”, disse um usuário.
“Vai com #DEUS ???boiadeiro que ele te ponha em um bom lugar…Como disse aquele ditado que todos nois Peão falamos… #PeaoNacePeaoEMorrePeao #PeaoÉPeao [sic]“, apontou uma amiga de Wanderson.
A prima de Wanderson, Juciely Dias, explicou como era a rotina do jovem.
“Ele trabalhava como serviços gerais, cuidava de gado, fazia de tudo um pouco. Ele tinha o sonho de ser um peão famoso. Esse acidente foi uma tragédia. Ele era um menino bom e muito querido por todos”, explicou.
Vídeo
Um cinegrafista amador registrou o momento que Wanderson foi atingido pelo coice do touro. (assista abaixo). O jovem chegou a ser socorrido até o Hospital Municipal, mas morreu na unidade.
Homenagem
O acidente causou grande comoção no município de Cerejeiras e Colorado do Oeste.
Depois do velório, Juciely conta que amigos foram caracterizados de peões, carregaram o caixão da vítima a pé, por um quilômetro, da Câmara de Vereadores até o cemitério do município durante o domingo (30). “Foi uma homenagem linda feita pelos amigos dele”, avaliou.
De acordo com a prima, a criação de Wanderson foi humilde. Ele foi criado em sítios e gostava de montarias.
Acidente raro
O peão Edilson Silva Souza ou o ‘Boy Vilhena’, como é conhecido, comentou sobre o acidente.
“Um acidente dessa gravidade é bem raro. Eu vi o vídeo. O rapaz quando caiu, saiu bem do animal. Isso é um acidente trágico. Espero que Deus conforte a família desse jovem”, finaliza.
Edilson é 38 vezes campeão em rodeios e já representou Rondônia em duas ocasiões na Feira Agropecuária de Barretos (SP).
Investigação do caso.
O delegado responsável pelo caso, Rodrigo Spiça, explica que um inquérito irá ser instaurado para apurar as responsabilidades do acidente.
“Uma equipe da perícia foi para o local nesta segunda-feira levantar mais informações. Vamos apurar se os equipamentos de segurança estavam sendo exigidos dos peões”, resume.