Um barqueiro foi flagrado tentando contrabandear 13 porcos de Guajará-Mirim (RO) até a cidade boliviana de Guayaramerín, situada a cerca de 330 quilômetros de Porto Velho. Durante a abordagem da Marinha do Brasil, nesta semana, foi apreendido com o suspeito um motor do tipo rabeta e também duas embarcações onde os animais seriam transportados ilegalmente.
De acordo com a Marinha, o contrabando dos porcos foi descoberto durante uma fiscalização de rotina em um porto clandestino localizado no Bairro Triângulo.
No local os agentes encontraram uma embarcação com mais de dez porcos que seriam contrabandeados de Rondônia para o território boliviano.
A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa-RO) foi acionada e constatou que o proprietário dos porcos não tinha autorização legal para fazer o transporte dos bichos. O barqueiro foi autuado pela infração e em seguida foi liberado; ele irá responder criminalmente na Justiça.
Após a fiscalização, os porcos foram entregues para o proprietário de uma caminhonete que teria levado os animais até o local da travessia ilegal, porém os dois barcos e o motor rabeta foram apreendidos pela Marinha e levados para o prédio da instituição, no Centro.