Após três anos de uma extensa programação, o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) chegou ao fim na escola estadual Capitão Sílvio de Farias, em Jaru. A solenidade de encerramento foi realizada na noite desta terça-feira (1º) na casa de shows JK e contou com a presença da Coordenadora Regional de Educação, Núbia Passos Morali; a responsável pelo Inovador na CRE de Jaru, Joslene Travezani; a Diretora Pedagógica, Dercília Antônia Vaz, as professoras Ciderli Santana e Helenice Lopes, respectivamente diretora e vice-diretora na instituição; a coordenadora do programa na escola, Cláudia Sá, além da equipe escolar que participou do ProEMI durante o tempo de funcionamento no recinto escolar
A cerimônia de encerramento teve um sabor de nostalgia. A direção relembrou a história do Inovador na escola, as atividades realizadas, os desafios e as vitórias alcançadas no triênio 2013-2015. A primeira viagem educacional, uma visita ao Real Forte Princípe da Beira, em Costa Marques, feita em parceria com a escola estadual Angelina dos Anjos, onde também existe o ProEMI, foi considerada um marco na história do estabelecimento de ensino, onde alunos e professores conheceram in loco uma importante página da história de Rondônia. Outro trabalho memorável foi a excursão pedagógica realizada em São Paulo no ano de 2014 para um trabalho nos museus da Língua Portuguesa, do Futebol, de Arte Sacra e no Memorial do Circo, além da visita à Pinacoteca e ao autódromo de Interlagos. A viagem à capital paulista contou com o apoio do Governo de Rondônia e de outros órgãos parceiros.
Durante o encerramento do Ensino Médio Inovador a escola Capitão Silvio entregou aos alunos que participaram do programa nos três anos um certificado com a carga horária de 600 horas de atividades. Os estudantes homenagearam os professores que estiveram presentes nessa trajetória vitoriosa ressaltando que o legado dos profissionais envolvidos estará eternizado na vida de cada um.
Assim como ocorre no encerramento de um curso que fica na memória dos formandos e se idealiza um reencontro após alguns anos, o Ensino Médio Inovador também fará jus a sua importância. O próximo encontro do ProEMI da escola Capitão Sílvio já tem data para acontecer: será em 14 de dezembro de 2025, pouco mais de dez anos após o emocionante encerramento organizado pela instituição.
Fonte: Assessoria