Porto Velho, RO – As regras do último debate entre candidatos ao Governo do Estado realizado na última terça-feira (27) na TV Rondônia favorecem logisticamente o atual mandatário do Palácio Rio Madeira Coronel Marcos Rocha, do União Brasil.
Rocha, que “apanhou” muito – naturalmente –, na contenda retórica da SIC TV, afiliada rondoniense da Rede Record, resguardou-se ao fazer “dobradinha” com o postulante do PSOL, Pimenta de Rondônia.
A conversa de comadre travada entre ambos “esfriou” o evento para o público: a Rocha, no entanto, serviu para neutralizar a saraivada ofensiva vista na semana passada quando todos rumaram em sua direção para contestar seus feitos (ou ausência deles).
Pimenta, no modo “paz e amor”, segurou o tom harmônico e propiciou ao gestor excursionar suas falas com tranquilidade durante o tempo de exibição.
A parte “violenta” da peleja discursiva ficou por conta do deputado federal Léo Moraes, do Podemos; e do senador da República Marcos Rogério, do PL.
Eles já estavam se abespinhando por conta das posições apresentadas nas pesquisas Real Time Big Data e IPEC, logo patrocinando enfrentamento direto pela eventual ida ao segundo turno com o provável primeiro colocado, segundo os dados, Marcos Rocha.
Moraes fez questão de “cobrar” a inconsistência de Rogério, que, na sua visão, até há pouco tempo pertencia aos quadros da esquerda quando filiado ao PDT, e, mais ainda, segundo o colega congressista pertencia à “Tropa de Choque” da ex-presidente Dilma Rousseff.
O deputado também alegou que Rogério mais atrapalhou do que ajudou o presidente Jair Bolsonaro, votando, por exemplo, contra a instalação da CPI da Lava Toga em Brasília.
O adversário do PL devolveu adiante denominando Moraes como “menino”.
Também já foi chamado de ‘ovo de páscoa’, “enfeitado por fora, vazio por dentro. E pelo jeito além de vazio, amargo, rancoroso e desequilibrado”.
Daniel Pereira, lado outro, foi mais conciso nas críticas. Manteve a postura ofensiva em relação ao atual mandatário do Poder Executivo, porém mais objetivo, sem adornos retóricos exagerados como na participação da TV Record.
Em suma, nessas quase duas horas de peleja quem saiu favorecido foi o atual governador da visão deste jornal eletrônico. Sua “parceria” informal com Pimenta propiciou condições plenas para que abordasse propostas.
Dia 02 de outubro, domingo, será realizado o primeiro turno do pleito em todo o Brasil. E no fim do dia será possível saber com certeza absoluta quem se sobressaiu de fato nos debates e na campanha em si.
___________________________________________
DADOS DAS PESQUISAS CITADAS:
___________________________________________
REAL TIME BIG DATA (SEGUNDA RODADA)
O instituto ouviu 1.000 pessoas, nos dias 13 e 14 de setembro. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pela Record TV e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RO-02461/2022.
IPEC (SEGUNDA RODADA)
A pesquisa ouviu 800 pessoas nos dias 14 a 16 de setembro em 27 cidades rondonienses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada Registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número RO‐00204/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR‐05301/2022.
Por Rondoniadinamica