Jaru Online
Jaru, 23 de novembro de 2024

Prefeito e vereador de Vilhena, RO, se envolvem em briga na frente de quase 100 estudantes

O prefeito interino Ronildo Macedo e o vereador Samir Ali, ambos de Vilhena (RO), se envolveram em uma confusão durante a sessão na Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (6). Cerca de 100 estudantes da escola estadual Paulo Freire presenciaram o bate boca. Eles estavam no local por causa de um passeio organizado pela escola.
De acordo com uma nota divulgada pelo vereador, o prefeito teria invadido o plenário da câmara e proferido contra ele “ofensas, ameaças e agressões”. A sessão era transmitida ao vivo e as câmeras flagraram parte da confusão.

As imagens mostram a vereadora Clerida Alves anunciando a votação de um projeto de lei, no momento em que Ronildo chega discutindo com Samir Ali, que estava ao lado da parlamentar. Os dois discutem por alguns momentos e é possível ver um empurrão.

Depois do episódio, a sessão foi suspensa por aproximadamente seis minutos. No retorno, o vereador Samir lamenta o ocorrido e pede que as pautas estabelecidas para o dia continuem sendo votadas e abordadas.

“Vamos retornar a sessão, vamos concluir. A população de Vilhena não merece isso. A gente lamenta muito de coração o que aconteceu, total descontrole por parte de quem deveria dar exemplo”.

A Polícia Militar (PM) foi chamada até o local depois de toda a confusão. Em nota, o parlamentar informou que fez um boletim de ocorrência sobre o caso “em nome de todos os vereadores”.

“O episódio de hoje não ofende somente a mim, mas a todos os outros vereadores que em pleno exercício dos seus mandatos”, consta na nota.

Ele ainda pede desculpas aos alunos e professores da Escola Estadual Paulo Freire que estavam na Câmara de Vereadores e presenciaram o caso.

g1 procurou o prefeito Ronildo Macedo em busca de pronunciamento sobre o caso, mas ele preferiu não se manifestar.

Prefeito interino

Ronildo Macedo era presidente da Câmara de Vereadores de Vilhena até o início de julho, quando passou a ocupar o cargo máximo do executivo porque o então prefeito, Eduardo Japonês (PSC), foi cassado pela Justiça Eleitoral.

A troca de cadeiras foi estabelecida depois que o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) manteve a decisão de cassar os mandatos do então prefeito de Vilhena e sua vice, Patrícia da Glória (PV).

A mesma decisão estabeleceu que sejam realizadas novas eleições na cidade, mesmo que o caso não tenha sido levado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ronildo Macedo deve ocupar o cargo de chefe do Executivo até que o novo pleito ocorra.

A eleição suplementar que vai escolher o novo prefeito e o vice de Vilhena (RO) foi marcada para acontecer em 30 de outubro, mesmo dia em que deve acontecer a votação do possível segundo turno das Eleições 2022.

G1

COMPARTILHAR