No vídeo, uma mãe onça desce de um barranco e, ao voltar, sai com uma sucuri pendurada na boca, subindo novamente onde o filhote está.
Athaide disse ao UOL que foi pescar para relaxar, quando se deparou com “essa lindeza”, segundo ele. “Nos deparamos com esse fenômeno da natureza e ela estava ensinando o filhote a caçar. Quando chegamos, ela estava tentando trazer o filhote pra dentro da água, só que ele não veio”.
De primeira, o pecuarista quase não registrou o momento, pois não estava com o celular em mãos, porém deu tempo de gravar o desfecho.
“Ela desce na água, pega a sucuri e sobe. Aí o filhote foi tentar pegar o bicho e a mãe não deixou, pois ela quer que ele desça na água”, afirmou Athaíde.
O pecuarista contou que nunca tinha visto um momento como o que presenciou. “É algo único na vida. Importante compartilhar para as pessoas saberem a relevância do Pantanal, uma riqueza imensa”.
Relação entre onça e filhote
Por nascer de olhos fechados, o filhote depende totalmente da mãe nos primeiros 14 dias.
A mãe onça cuida do filhote até que ele complete dois anos, quando aprende a viver sozinho. Com 6 meses, os filhotes já costumam começar a caçar por si próprios, após as “aulas” da mãe.
Assista ao vídeo: