Jaru Online
Jaru, 27 de novembro de 2024

Como os satélites ajudam a se preparar para os eventos inesperados

A pesquisa moderna é inimaginável sem as informações obtidas a partir de imagens de satélite. Os dados geoespaciais seriam extremamente difíceis ou mesmo impossíveis de obter sem  fornecedores de imagens de satélite gratuitas, por causa de seu grande volume ou grande variedade de locais, assim como a análise profunda de volumes grandes de informações obtidas. Graças às imagens espaciais, podemos ver a escala terrível do desmatamento na Amazônia, derretendo as geleiras nos pólos da Terra e, consequentemente, o aumento do nível da água nos oceanos; as emissões de metano, principal componente do gás natural, que são produzidas por plantas e muitos outros elementos climáticos. Governos de todo o mundo, centros de pesquisa, organizações comerciais e sem fins lucrativos, e cientistas também, podem obter informações essenciais sobre o estado atual da Terra. A estratégia da ONU para o desenvolvimento sustentável colocou o mundo na rota para resolver os problemas globais da humanidade. Portanto, as informações dos satélites ajudam a entender melhor quais medidas devem ser tomadas para proteger o meio ambiente, e quais ações têm um impacto sobre o desenvolvimento sustentável.

 

  1. Rastreamento da pandemia

 

Mesmo com um olho experiente, é impossível determinar o número de residentes infectados durante surtos de doenças virais ou pandemias. Mas a partir do espaço, via satélite, a imagem se torna mais clara e em uma escala mais global. Os satélites podem detectar indicadores críticos, que são úteis para o monitoramento. Eles podem responder a surtos de doenças infecciosas e outras crises complexas. Juntamente com os dados fornecidos pelas autoridades sanitárias nacionais, a imagem de satélite é uma excelente ferramenta para avaliar a situação. Isto é particularmente relevante no contexto de epidemias, que muitas vezes são mal modeladas. Eles são muito difíceis de rastrear ao longo do tempo. Tecnologias analíticas avançadas tornam possível identificar populações, em risco de contrair uma doença, através de canais de transmissão específicos. Da mesma forma, as imagens de satélite podem acompanhar a construção de instalações de saúde, hospitais e outros elementos da infra-estrutura de saúde. Os satélites permitem o monitoramento preciso de toda a infra-estrutura urbana, incluindo atrações turísticas, locais culturais e centros de transporte público.

A combinação de imagens de satélite com fontes de dados abertas, cria dados geoespaciais e demográficos, que permitem às administrações públicas de todo o mundo monitorar a manifestação de uma pandemia. Essas tecnologias ajudam a antecipar melhor as necessidades dos cidadãos, e aplicar medidas restritivas ou garantir a segurança nos espaços públicos.

 

  1. Enfrentando a mudança climática

 

As medições por satélite das temperaturas crescentes da Terra, mudanças nos gases atmosféricos, redução da cobertura de gelo do planeta e diminuição das florestas estão entre as principais formas de ver como a Terra está mudando e como os satélites podem ajudar a humanidade a prever o futuro.  O programa de monitoramento ambiental Copernicus, uma constelação de 30 satélites, ajuda a monitorar indicadores ambientais, assim como a gerenciar emergências. Por exemplo, isto se aplica aos vírus que são transmitidos por insetos de países quentes. Conforme a temperatura da Terra aumenta, o alcance do vírus se expande para longe dos trópicos, e sua distribuição de estação aumenta. Os satélites rastreiam os efeitos da mudança climática, e indicam quando e onde uma pessoa pode estar em risco de transmissão.

 

  1. Monitoramento unificado de risco

Os dados via satélite permitem o rastreamento e a previsão de vários riscos complexos. Tais riscos podem estar relacionados a epidemias, desastres naturais ou até mesmo falhas nas colheitas. Estes riscos são complexos, porque podem afetar vários aspectos da vida humana. De fato, suas consequências levam a problemas ainda mais graves. Os dados de satélite, que são analisados no terreno, podem ajudar a prever possíveis violações da segurança alimentar. Eles, também, são uma base confiável para a gestão de riscos financeiros. As tecnologias de sensoriamento remoto colaboram e apóiam os governos. Esses esforços estão ajudando a colocar a solução de volta em um caminho de desenvolvimento sustentável. As tecnologias de satélite aumentam a capacidade dos governos de melhorar sua própria sustentabilidade financeira. Com sua ajuda, as nações do mundo podem se preparar adequadamente para futuros choques, causados por fatores ambientais, sociais ou econômicos.

 

  1. Apoio à saúde pública

 

Várias constelações de satélites estão trabalhando para a saúde pública. Eles monitoram os riscos relacionados ao meio ambiente. Outros, trabalham com dados sobre a propagação de doenças infecciosas. Além disso, os dados de satélite desempenham um papel importante no rastreamento da poluição das fontes de água. O sensoriamento remoto pode determinar a qualidade do ar. Além disso, as concentrações de monóxido de carbono na atmosfera podem ser determinadas remotamente. É muito importante identificar as fontes de poluição do ar, incluindo plantas industriais, geração de energia, aquecimento e transporte, para a ecologia de todo o planeta e para a saúde da nação.

 

Conclusão

 

A tecnologia de satélite pode fazer contribuições inestimáveis para muitas áreas da atividade humana e da vida na Terra. Imagens e tecnologia de satélite podem fornecer informações valiosas que, quando combinadas com dados disponíveis, publicamente de governos e organizações, podem ser a melhor maneira de lidar de forma sustentável com questões populacionais.


COMPARTILHAR