7 Segredos de Fotografias Imobiliárias de Sucesso

Publicada em


As fotografias que captam imagens exteriores e interiores são essenciais quando vende a sua casa ou escolhe um novo imóvel para comprar. Os compradores verão estas fotografias antes de visitarem um imóvel que se encontra à venda. Isto é especialmente verdade por agora, quando todas as agências e agentes imobiliários têm websites que exibem os imóveis na sua carteira. Além disso, existem vários locais para listar o seu imóvel à venda que estão exclusivamente online.

Não precisa de ser um fotógrafo profissional para criar boas fotografias para bens imóveis. Se vender a sua casa, dar-lhe-emos as 7 melhores dicas e segredos que os fotógrafos profissionais utilizam na sua edição. Ajudá-lo-emos a transformar as suas fotografias imobiliárias em imagens bonitas e realistas.

Como é que a fotografia imobiliária difere de outras formas de fotografia?

A fotografia imobiliária difere de muitos outros tipos de captura de imagens. Muitas vezes, o fotógrafo utiliza lentes de grande ângulo, o que não é o caso da fotografia arquitetônica. Além disso, ao capturar um ângulo correto, quaisquer questões que surjam focam a imagem. Toda a sala deve estar em foco nítido na fotografia imobiliária e mostrada com a melhor luz possível. Não há um único objeto que se torne um ponto focal.

7 dicas de edição de fotografia para fotógrafos imobiliários

Usando ferramentas como o Photoshop e o Lightroom, é possível criar excelentes fotografias do interior e do exterior de imóveis que realmente saltam do ecrã. Aqui estão os nossos 7 principais segredos que partilharemos consigo:

  1. Correção de cor – Esta dica é possivelmente a mais fácil de usar na edição de imagens. É também a mais comum a não ter em conta. Quase todas as aplicações de edição de imagens incluem uma função de correção de cor. Ajuste a tonalidade para tornar todas as suas imagens quentes e apelativas, tal como são na vida real. Pode alterar os níveis de saturação, a tonalidade, e a tonalidade. Traga as suas imagens de volta à vida, fazendo pequenos ajustes no início e veja que ajustes funcionam melhor para a sua imagem. A correção da cor pode realmente ajudar a fazer as suas fotografias estalar com a cor. Isto pode ser realizado tanto no Photoshop como no Lightroom, embora este último possa ser mais fácil – basta usar a função ‘conta-gotas’ e clicar num espaço neutro na sua fotografia.
  2. Mantenha as linhas retas – se todas as linhas estruturais na sua fotografia não forem perfeitamente retas, isso irá diminuir a beleza simétrica que um potencial comprador de casas espera. Caso já tenha tirado fotografias da sua casa, e algumas das linhas dentro das imagens não sejam 100% verticais, pode usar uma função como a ferramenta ‘Free Transform’ no Photoshop para as endireitar. Selecione a sua imagem inteira, depois arraste o cursor para o ponto oposto à forma como as suas linhas estão inclinadas, e elas endireitar-se-ão. Precisará de linhas retas para ser consistente em todas as imagens, tanto interiores como exteriores. Isto fará com que a sua casa pareça mais uniforme e em proporção, tal como na vida real.
  3. Equilíbrio da luz – Muitas imagens pobres de imóveis devem-se a um mau equilíbrio da luz. A iluminação interior e os reflexos podem criar áreas sombreadas e pontos brilhantes. Pode aliviar estes problemas ajustando o equilíbrio de luz numa aplicação como a Lightroom. A alteração dos níveis de sombras e destaques tornará as suas imagens mais atrativas e equilibradas. Pode também aumentar as secções pretas da sua imagem e as partes brancas. Tornar estas cores mais arrojadas e sólidas dará à sua fotografia um maior equilíbrio. Novamente em Lightroom, mantenha a tecla ‘Alt’ no seu PC (‘Opção’ num Mac) enquanto arrasta as barras brancas ou pretas para a direita para aumentar os seus níveis de densidade. Verifique as dicas da B&H sobre o equilíbrio do branco e a temperatura da cor.
  4. Mantenha a simetria – Uma imagem simétrica é uma imagem bem equilibrada. A simetria aparece naturalmente na arquitetura, e tenho a certeza de que encontrará tais vistas em sua casa. Olhe para a imagem antes de tirar a fotografia e tente manter as linhas equilibradas. Poderá ter de mover ligeiramente a câmara para alterar o ângulo da sua fotografia. É mais comum incluir simetria vertical nas fotografias imobiliárias, com as linhas verticais em cada extremidade da sua imagem a parecerem muito semelhantes. O blog fotográfico em DepositPhotos tem informação detalhada sobre a simetria da fotografia.
  5. Clonagem – Esta é uma ferramenta que salva vidas para muitos fotógrafos quando fotografam bens imobiliários. Idealmente, irá capturar a sua casa como uma tela em branco para que potenciais compradores possam projetar as suas próprias ideias e estilos na sua casa. A função ‘Clone Stamp’ no Photoshop pode permitir-lhe cobrir potenciais itens indesejados nas suas fotografias. Segure a tecla ‘CTRL’ e clique com o rato sobre uma parte da imagem que deseja copiar. Solte e agora ‘pinte’ lentamente sobre o item indesejado. Será substituído pela secção copiada. Com efeito, poderá remover um poster da parede do quarto do seu filho, ou cobrir uma imagem na parede da sua sala de estar com alguns cliques do rato. Isto é muito mais fácil do que remover fisicamente os artigos antes de as fotografias serem tiradas e depois substituí-los.
  6. Remover o fundo de uma fotografia exterior – Esta é uma dica sorrateira. Tire uma boa imagem do exterior da sua casa. O céu é visualmente atrativo? Usando Photoshop, ou uma ferramenta online para remover o fundo, selecionando o primeiro plano e invertendo a seleção, depois corte o céu da sua imagem. Poderá então encontrar um céu mais agradável online ou em colecções de fotografias em stock e colá-lo numa camada de fundo atrás da sua fotografia.
  7. Correção da lente – Esta técnica pode ajudar a corrigir quaisquer problemas que surjam da sua máquina fotográfica ou da lente do telefone. Todas as lentes têm um ponto doce diferente para distância, iluminação, exposição, e outras variantes ópticas. A sala de luz contém e a função “Correção da lente”. Se ativar isso e ativar ‘Correcções de Perfil’, então ‘Remover Aberração de Cor’, isto ajudará a dar vida às suas fotografias. Esta dica irá ajudá-lo a fazer com que as suas fotografias pareçam mais realistas e realistas. Distorções, ou manchas escuras e claras, criadas por irregularidades das lentes serão melhoradas com apenas um clique. A sala de luz, como mostrado acima, é ideal para este procedimento de edição.

Conclusão

Mostramos acima o quão importantes são as boas imagens da sua propriedade quando vem para vender a sua casa. As dicas e truques acima descritos ajudarão a transformar qualquer fotógrafo num fotógrafo com a capacidade de produzir imagens maravilhosas das suas listagens imobiliárias. Com apenas alguns cliques de Lightroom e Photoshop, poderá transformar fotografias vulgares em imagens extraordinárias. Utilize a lista acima para se certificar de que a sua propriedade é representada da melhor maneira.