Jaru Online
Jaru, 27 de novembro de 2024

5 estratégias de manipulação em massa que já usaram contra você

Muitos são os métodos que as pessoas buscam para tentar controlar alguém. Sejam eles a hipnose, lavagem cerebral e até mesmo o discurso, são várias as possibilidades e artifícios que você tem a seu favor para manipular algo ou alguém.

Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você que as técnicas usadas para controlar as pessoas possuem os mais diversos mecanismos para que se possa convencer alguém ou algo do que se deseja.

5 técnicas para controlar as pessoas já foram exibidas aqui no site. Quer saber quais são elas? Então clique (aqui) e confira a matéria.

E o cientista cognitivo, filósofo e linguista Noam Chomsky, considerado o “pai da linguística moderna” elaborou uma lista com algumas estratégias de manipulação em massa por meio dos meios de comunicação de massa que mais já foram utilizadas na história para manobrar as massas.

Todas criadas para que as pessoas agissem conforme o desejo de quem as utilizasse e buscar um tipo de senso comum. Confira aí algumas que ele elaborou:

1 – Utilizar entonação infantil para se dirigir ao público

dicas-para-falar-em-publico-9

Segundo o linguista, esse tipo de manipulação se aproxima pelo discurso, a entonação e até o uso de personagens que beiram quase à debilidade. Esse tipo de manipulação dirigida ao grande público o trata como se ele fosse uma criança com baixa idade ou até mesmo uma pessoa que possui algum tipo de deficiência mental.

Segundo ele, a intenção de enganar ao grande espectador quando é muito grande mais também será de tom infantilizado o discurso que se abordará.

2 – Trabalhar com aspectos da emoção que da reflexão

inteligencia_emocional2

Segundo o cientista, essa técnica é utilizada para driblar a análise racional da grande massa.

Apelar para o emocional traz brechas para a conquista do inconsciente e a implantação do que se deseja alcançar com o discurso ou objetivo pretendido.

3 – O método problema-reação-solução

Foto-by-Samuel-Santos-klicksam-190-612x300

Esse método é interessante pois costuma prender a atenção do público alvo com o objetivo de fazer com que ele aceite aquilo que está sendo explanado por meio de uma história e com uma lição a ser dada ao final.

Cria-se um “problema” qualquer para que uma reação impactante seja causada no público e daí se trabalha um discurso em cima disso.

4 – O método da auto-culpa

auto-estima-culpa

Esse método visa tirar o foco das grandes massas sobre a culpa em algo grandioso e voltar tudo para si próprio. Ele diz que você é o culpado pelo seu próprio fracasso de suas habilidades sua inteligência e até mesmo todos os seus esforços.

Ao invés de se rebelar contra o sistema econômico, as grandes ações, ele vai focar em por a culpa em você e causar efeitos negativos em seu psicológico.

5 – A tentativa do público na mediocridade e na ignorância

fd_abencoados

A vulgaridade, a estupidez e o que não é culto são um dos artifícios usados por pessoas que utilizam este método para que você fique sempre sem compreender o que está se passando no mundo, tentar te controlar e “escravizar”.

Segundo Chomsky, “A qualidade da educação dada às classes mais baixas deve ser o pobre e medíocre possível, de modo que a diferença de ignorância que planeja entre as classes mais baixas e classes superiores seja e permaneça impossível de alcançar para as classes mais baixas. ”


COMPARTILHAR