Com o objetivo de conscientizar pais, professores e comunidade em geral sobre os principais sintomas e sinais do câncer infanto-juvenil, para que este seja tratado a tempo, dezenas de pessoas se reuniram na manhã deste domingo (22), na Praça Municipal, e percorreram as principais ruas da cidade, disseminando estas informações. Além disso os coordenadores do projeto aproveitam a chance para ofertar a comunidade o Kit “Passos que salvam”, pois assim todos estarão contribuindo com a ação de arrecadação de fundos para o tratamento dos pacientes no Hospital de Câncer Infanto-juvenil. O Kit é composto de camiseta, boné, squeeze e um par de cadarços que significa passos que salvam. O kit está sendo comercializado no valor de R$ 30,00 e toda renda adquirida, será revertida para o Hospital de Câncer.
Com o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, as chances de cura são elevadas em até 95%. Os principais sintomas são manchas roxas pelo corpo, dores de cabeça, vômito, perda de peso, fraqueza e dores nos ossos, parecem sintomas comuns da infância e podem ser confundidos com doenças que acometem as crianças e os adolescentes, mas também podem ser o primeiro sinal de que há algo errado acontecendo, por isso a importância da conscientização.
Em Jaru a caminhada foi considerada um sucesso e a cada ano que passa, ganha mais adeptos. Quem também participou desta ação, sendo sua primeira vez, foi o distrito de Tarilândia, que juntou um número expressivo de pessoas, que também percorreram as ruas daquele distrito empunhando a bandeira da luta contra o câncer.