17 dicas de negócios de baixo investimento para a pandemia

Publicada em


A pandemia de 2019 trouxe a necessidade das pessoas encontrarem formas de ganhar dinheiro, mesmo que com pouco ou nenhum investimento.

Com muitos setores em crise e altas taxas de desemprego, foi preciso que muitas pessoas começassem a pensar tanto na renda extra quanto na possibilidade de criar um negócio próprio.

Nessa situação, muitos aspirantes a empreendedores acabam desistindo por não encontrar formas de criar um negócio com pouco ou quase nenhum dinheiro.

No entanto, para provar que isso é possível, trouxemos 17 formas de negócio para começar a ganhar dinheiro até mesmo sem sair de casa.

Com essas alternativas diversas, você com certeza vai encontrar algo que se encaixe no seu perfil. Mas antes, vamos saber um pouco mais sobre o que molda a maioria dos negócios com baixo investimento em tempos de pandemia.

 

Quais são as melhores alternativas para a pandemia?

Como houve uma grande necessidade de isolamento, a pandemia também evidenciou outras formas de consumo que antes eram utilizadas somente por pessoas que eram atualizadas sobre tecnologias. Com isso, muitos negócios digitais passaram a ficar em evidência, como as lojas virtuais, instituições de ensino e o delivery.

Por isso, as melhores alternativas de negócios com baixo investimento para a pandemia podem ser as digitais, por darem a possibilidade de escala e de início com pouco dinheiro. Para os negócios digitais, geralmente os investimentos são em hospedagem, domínio ou até mesmo um servidor vps.

Existem também alguns negócios físicos que podem ser ótimas opções de baixo investimento para a pandemia. Mais abaixo falaremos de todos eles, mas antes, vamos ver um pouco mais sobre como conseguir capital para bancar o investimento em seu novo negócio.

 

Como conseguir mais capital para o seu negócio 

Se você tem pouco ou nenhum dinheiro para começar um negócio, vai precisar saber como conseguir esse investimento. O ideal é conseguir mais dinheiro e a forma de fazer isso é por meio da renda extra.

Se você não tem emprego, pode ser que a renda extra seja sua fonte principal e por isso vai ser necessário se organizar para que parte desse dinheiro seja alocado em investimentos para o seu novo negócio.

Algumas opções de baixo ou nenhum investimento que mostraremos abaixo podem também servir como renda extra. Veja quais delas podem ser interessantes para você conseguir um valor inicial mais rápido para investir em seu negócio:

 

  • Freelancer
  • Serviço de entregas
  • Aulas de reforço ou aulas particulares
  • Vendas como afiliado
  • Consultoria de marketing

 

Abaixo falaremos mais sobre essas e outras formas de renda extra que podem ser grandes negócios com baixo investimento. Ainda assim, vale a pena lembrar que alguns investimentos também podem ser feitos com o cartão de crédito, como compras de hospedagem, domínio, servidor vps e outras ferramentas digitais. Com isso, um investimento que já é baixo, pode ser um valor muito menor se dividido no cartão.

Portanto, é possível sim começar um negócio com nenhum investimento financeiro, bastando apenas conhecimento, trabalho e tempo. Vamos mostrar agora quais são as melhores opções para você trabalhar.

 

1 – Comida por Delivery

Como o consumo de delivery aumentou bastante, essa é a oportunidade para você criar comidas com receitas diferentes e vender. Você pode fazer e entregar, dando a oportunidade de pessoas conhecerem o seu trabalho e viverem uma boa experiência.

É possível anunciar em aplicativos de comida ou até mesmo em suas redes sociais. Você pode vender lanches, doces e até mesmo comida fit.

O seu diferencial deve ser comida boa, atendimento de qualidade, entrega rápida e preço justo. Isso vai fazer muitas pessoas se encantarem pelo seu trabalho e indicarem para os amigos e conhecidos.

 

2 – Serviço de Entrega

Você pode começar se cadastrando em aplicativos de delivery para fazer entregas e ver como funciona toda a operação. Depois de conseguir uma grana para investimento, pode criar até mesmo o seu próprio serviço de entregas, dando a possibilidade para entregadores se cadastrarem e ganharem dinheiro com você.

Utilize a experiência em aplicativos para ganhar dinheiro e identificar as falhas, dando atenção a reclamação dos clientes. Isso pode te ajudar a criar um serviço de entrega com mais qualidade, que pode começar atendendo sua região e se expandir à medida que faz sucesso.

 

3 – Bazar Online 

Faça uma separação das coisas que não usa mais e crie uma loja virtual online. Certifique-se de que estes itens estejam em bom estado e considere arrumar pequenos defeitos, limpando e deixando eles com uma cara nova. Faça também boas fotos do seu produto e crie anúncios online.

Com os recursos que você já tem, é possível fazer vendas de produtos usados. Você pode também pedir doações de amigos ou comprar deles os objetos com um preço mais barato, como roupas, acessórios e muito mais.

 

4 – Loja Virtual 

Também é possível criar uma loja virtual com pouco investimento. Neste caso, a melhor opção é o dropshipping, um modelo de negócio em que você não precisa de estoque na sua loja virtual, se atentando somente a escolher fornecedores qualificados para melhor atender seus clientes.

O seu negócio vai ser o intermediário entre as negociações. Dessa forma, toda vez que alguém faz alguma compra, você recebe o pedido e compra do fornecedor. Os riscos são menores e pode ser um negócio muito lucrativo para se começar com baixo investimento.

 

5 – Aulas de reforço escolar

Uma das grandes necessidades da pandemia foi o aprendizado efetivo. Com a mudança das aulas para o digital, muitos alunos (especialmente crianças) tiveram dificuldade em assimilar o conteúdo e se organizar. Os pais também sofrem muito com este desafio e por isso as aulas de reforço podem ser uma boa forma de ganhar dinheiro.

A partir do momento que você oferece essa organização das tarefas e reforço escolar, você já tem chances de ganhar um bom dinheiro, uma vez que os pais buscam por pessoas para realizar tarefas que eles não podem por estarem ocupados em seus empregos.

Por isso, anuncie a sua disponibilidade e ajude crianças com suas obrigações escolares, como provas, trabalhos e tarefas de casa.

 

6 – Aulas particulares

As aulas de reforço escolar podem ser particulares ou em grupo. Mas quando se fala em aulas particulares, não falamos somente da escola. Se você domina algum instrumento, pintura ou qualquer outra habilidade que possa ser ensinada, essa pode ser uma ótima forma de ganhar dinheiro com aulas particulares na pandemia.

 

7 – Revenda de Cosméticos 

Muitas empresas oferecem a possibilidade de revenda de cosméticos, como Natura, Avon, O Boticário, Jequiti, entre outras. Você faz o seu pedido, vende e tem um prazo para pagar o seu pedido nas empresas. Outro produto que se encaixa muito bem no momento são os óleos essenciais e todos estes produtos possuem a opção de revenda.

Você pode entrar no site, ver quais empresas oferecem as melhores condições e começar a fazer suas vendas. É possível também se cadastrar em empresas diferentes e aumentar a variedade de produtos a serem oferecidos. Ao fazer o cadastro você recebe as revistas para mostrar os produtos e fazer suas vendas.

 

8 – Criador de Conteúdo para Redes Sociais

Muitos influenciadores ganham dinheiro com as redes sociais. Apesar de este ser um meio demorado, você não vai precisar investir muito para criar um conteúdo de qualidade. Um celular com internet e as dicas para crescer nos perfis, como Instagram ou Tiktok já te ajudam a chegar mais longe e monetizar o seu trabalho com patrocínios e vendas.

 

9 – Canal no YouTube

O mesmo vai acontecer com o Youtube. Você pode começar a fazer vídeos bem elaborados por lá e ganhar dinheiro com as diversas formas de monetização desses vídeos. Pode demorar um pouco para que você cresça nessa rede, mas vai valer muito a pena. Procure criar conteúdos diferentes e com qualidade que terá mais chances de criar uma audiência que te trará retorno financeiro.

 

10 – Criador de conteúdo para blogs

Mais uma vez a criação de conteúdo pode ser evidenciada como uma boa forma de ganhar dinheiro. Se você não gosta de aparecer em frente às câmeras, pode optar por criar conteúdo em texto no seu blog.

Escolha um nicho (assunto) e crie conteúdo de qualidade e que vai interessar a sua audiência. Sempre tem alguém interessado no que você tem a dizer, contanto que seja conteúdo criado com qualidade. As formas de monetização podem ser com Google Ads, posts patrocinados e até mesmo indicação de produtos (vendas).

 

11 – Criador de Sites para empresas

Com a chegada da pandemia muitas empresas viram a necessidade de se digitalizar. Esse processo passa pela criação de um site e você pode oferecer este serviço. Muitas plataformas oferecem, além dos serviços como hospedagem, servidor vps e domínio, conhecimento e ferramentas intuitivas para você criar um site.

Você vai precisar pesquisar e aprender um pouco sobre o assunto, mas na internet é possível criar conteúdos gratuitos. Assim você procura os clientes, dá o seu preço com custos incluídos e cria sites para diversas empresas que buscam ter mais presença no digital.

 

12 – Consultoria de Marketing Digital

Essas mesmas empresas também precisam de consultoria de marketing e gerenciamento de redes sociais. Você pode oferecer o pacote completo, bem como criar pacotes mensais para consultoria e gerenciamento das redes sociais. Quanto mais clientes você tiver, mais alto será o seu faturamento mensal.

Crie contratos com recompensas para fidelidade e comece a pesquisar tudo que puder sobre o assunto para oferecer o melhor para os seus clientes. Felizmente a internet oferece cursos básicos e completos com valores acessíveis para você se profissionalizar na área.

 

13 – Anúncios Digitais 

O segmento de anúncios digitais tem crescido bastante por ser um pouco mais complicado para pessoas comuns. As pessoas estão cansadas de perderem dinheiro com impulsionamento de publicações não efetivos e por isso os profissionais dessa área são cada vez mais valorizados. Na internet você encontra conteúdos gratuitos para aprender sobre o assunto e oferecer seus serviços.

 

14 – Vendas como Afiliado Digital

Empresas como a Hotmart, Monetizze e Eduzz oferecem a possibilidade de você se afiliar, divulgar e vender produtos digitais e ganhar comissões com isso. O catálogo de produtos é bem diverso, você escolhe um ou mais, recebe os links de divulgação e ganha dinheiro todas as vezes que alguém faz uma compra pelo link.

 

15 – Vendas como Afiliado de produtos físicos 

O mesmo pode valer para produtos físicos. Empresas como a Magazine Luiza e Amazon oferecem a possibilidade de você divulgar produtos com o seu link personalizado.

Sendo assim, quando alguém compra um produto por estes links, você ganha comissão, que pode variar de acordo com o departamento, como eletrônicos, acessórios, móveis e muitos outros.

 

16 – Produtor digital (Cursos e E-books)

Se você tiver um conhecimento a ser compartilhado, pode criar um produto digital e ganhar mais como produtor do que como afiliado. Essas mesmas plataformas possuem suporte para você hospedar seu produto digital e fazer as vendas, pagando somente taxas pelas vendas que faz.

 

17 – Freelancer 

Se você possui alguma habilidade como editar vídeos, fotos, criar textos ou até mesmo traduzir, saiba que existem trabalhos para freelancer na web.

Essa é uma ótima forma de conseguir dinheiro extra para investir no seu negócio online. Ainda assim, ser freelancer pode ser o seu negócio principal e para isso você só vai precisar fidelizar seus clientes para ter uma boa renda todos os meses.

 

Como montar um negócio com baixo investimento 

Viu como as opções podem ser variadas? Você vai precisar escolher a forma que mais te agrada, estudar mais sobre o negócio, entender as melhores opções para fazer dele um sucesso e colocar tudo em prática.

Para montar um negócio com baixo investimento, você vai precisar de conhecimento para fazer boas escolhas e muito esforço para criá-lo.

Se você optar por um negócio digital, o seu investimento físico vai ser muito pequeno e você provavelmente já tem todos os recursos, como um computador ou celular com internet. É interessante também que você tenha um espaço tranquilo para trabalhar, mas isso pode ser feito na sua casa mesmo.

Os maiores investimentos que você vai fazer poderá ser em ferramentas digitais, anúncios, uma hospedagem de sites (que pode ser um servidor vps) e domínio. Como já falamos, estes são serviços que, além de terem custo baixo, ainda podem ser feitos totalmente online.

Por isso, para montar um negócio de baixo custo, o investimento nem sempre é financeiro e sim de tempo, disposição e conhecimento. Pode ser que você tenha que pagar pelo conhecimento por meio de cursos online ou livros, mas até chegar nesse ponto, você poderá adquirir informações por meio de conteúdo gratuito em blog e canais do YouTube.

Gostou das dicas de negócio de baixo investimento para a pandemia? Qual delas te chamou mais atenção? Deixe o seu comentário nos contando e explique também como você faria para o seu negócio dar certo no meio da crise em que vivemos.