Seja para comemorar uma data especial, contribuir em uma receita ou até mesmo ajudar as mulheres “naqueles dias” o chocolate se tornou parte da nossa rotina.
E hoje no dia 07 de julho é comemorado o dia do chocolate, e para tornar esse dia um pouco mais especial iremos falar um pouco de como surgiu esse delicioso doce e de seus benefícios nutricionais.
O chocolate surgiu onde hoje se localiza o México, os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, foram os primeiros a transformar a planta de cacau em chocolate. Estes bebiam o chocolate durante rituais e usavam-no como remédio.
No ano de 2022 o Brasil exportou mais de 219 toneladas de chocolate, tendo um crescimento de 8% considerado ao ano anterior. O país é um dos poucos no mundo que tem toda a cadeia produtiva necessária para a fabricação do alimento, por esse motivo a produção do chocolate vem contribuindo com a geração de mais de 23 mil empregos diretos, podendo aumentar.
O chocolate pode ser dividido em chocolate ao leite, meio amargo e amargo.
Quando ao leite contém aproximadamente 30% de cacau; o meio amargo possui 41% de
cacau e o chocolate amargo contém 70% ou mais de cacau.
Por conta da sua alta quantidade de compostos fenólicos o cacau, consequentemente o chocolate, é um poderoso antioxidante, além de muitos flavonoides.
Estudos mostram três diferentes principais benefícios do cacau: antioxidante, protetor cardiovascular e antitumoral, além de modulador imunológico, antimicrobiano, vasodilatador e
efeitos analgésicos.
Quando consumido com moderação, o chocolate é seu aliado na saúde, principalmente aqueles sem adição de açúcar e minimamente processados.
Prefira sempre chocolates com a maior porcentagem de cacau, e que sejam preparados com poucos ingredientes.
E aqui no município de Jaru teremos a primeira escola do chocolate, que está sendo desenvolvida pelo Instituto IFRO.
O objetivo do instituto é contribuir para o crescimento da produção de cacau na região por meio do desenvolvimento de habilidades e competências pela população local quanto ao cultivo, beneficiamento e processamento do cacau com foco na sustentabilidade do cacau Amazônico, fortalecer o Centro de Inovação Tecnológica (CIT) , que é nesse espaço que serão realizadas pesquisas aplicadas ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para melhorar as condições econômicas, sociais e ambientais locais, além de contribuir e ampliar os conhecimentos dos alunos que estarão se formando em Técnico de Alimentos e Técnico de Comercio pelo Campus de Jaru.