Jaru Online
Jaru, 29 de março de 2024

Unir declara que tem interesse em regularizar área do Bairro Nacional

o Chefe de Gabinete da Reitoria da Unir Adilson Siqueira mostra o processo do bairro Nacional (Foto: Hosana Morais/G1)
O chefe de gabinete da Reitoria da Unir mostra o processo do bairro Nacional (Foto: Hosana Morais/G1)

O chefe de gabinete da Universidade Federal de Rondônia, Adilson Siqueira, informou aoG1 que a instituição tenta doar área que compõe o Bairro Nacional em Porto Velho, desde a gestão do ex-prefeito Roberto Sobrinho. Porém, é necessário uma contrapartida do governo do estado ou da prefeitura. Segundo Adilson, a doação do terreno para a universidade foi feita em 1982.

Segundo Adilson, o processo de doação da área para o governo de Rondônia ou para a prefeitura de Porto Velho existe desde 1986. “O processo foi iniciado em 1986. Na gestão do ex-prefeito Roberto Sobrinho também tentamos um acordo que seria dar a área por meio de compensação de espaço físico do governo ou da prefeitura, ou seja, um terreno na área urbana de Porto Velho, para que possam ser construídos a nova reitoria, o Núcleo de Práticas Jurídicas, o Hospital Universitário e a Clínica de Psicologia”, explicou Adilson.

A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE) realizou, na última segunda-feira (7), uma audiência pública para tratar de bairros que precisam de regularização fundiária. Na pauta, o Bairro Nacional foi citado como da Unir e que a instituição não era favorável a regularização do local. Mas, de acordo com o chefe de gabinete da reitoria, a universidade não foi procurada para falar sobre a doação do local. “Não possuímos registro do legislativo ou do propositor da audiência em ter nos procurado para tratar sobre a área, nem fomos informado sobre a audiência pública realizada na ALE-RO. Porém, temos interesse, mas esperamos a contrapartida do governo ou da prefeitura”, esclareceu Adilson Siqueira.

Segundo a Secretaria de Regularização Fundiária de Porto Velho (Semur), Márcia Luna, reuniões com a Unir já foram realizadas na atual gestão da prefeitura municipal. “Ainda não entramos em um acordo, porém estamos conversando e temos interesse sim, em regularizar a área para as famílias que moram no local”, informou Márcia.

Área
Segundo registro da Unir, a área que compõe o Bairro Nacional possui 100,7242 hectares, doados à instituição em 12 de agosto de 1982.


COMPARTILHAR