Trote com lama é aplicado em novos alunos da USP

Trote com lama é aplicado em novos alunos da USP

A temporada de trotes na Universidade de São Paulo (USP) foi oficialmente aberta nesta manhã com novos alunos submetidos a banho de lama, futebol no sabão e corte de cabelo no campus Butantã. No Centro, alunos de direito também passaram por trotes no Largo de São Francisco.

A recepção para os 870 novos estudantes da Escola Politécnica (Poli-USP) nesta quinta-feira (11) foi organizada pela diretoria, pela equipe administrativa da Poli e por alunos veteranos integrantes das associações estudantis.

De acordo com a Poli, até 20 de fevereiro estão programadas outras atividades. “Trata-se de um trote divertido, que segue as diretrizes da Escola de não violência”, segundo nota da Poli-USP.

Trote 2016 na USP (Foto: Caio Kenji/G1)
Veterana desfila sobre as costas de novos alunos da Poli-USP no Trote 2016. (Foto: Caio Kenji/G1)

Os veteranos garantem que a participação de todas as atividades é voluntária.
O tradicional banho de lama, suspenso no ano passado por conta da crise hídrica, voltou. A organização comprou um caminhão pipa de água.

“Enxergamos como um diferencial da Poli. Sabemos o quanto é difícil entrar aqui e queremos fazer uma recepção calorosa”, diz Davi Cesar Correia Junior, de 19 anos, aluno da engenharia da computação é um dos organizadores do “trote”.

Gabriel Moreira, de 19 anos, estudou a vida toda em escola pública e fez dois anos de cursinho para ser aprovado no tão sonhado curso de engenharia civil da Poli. Na manhã desta quinta, ele tinha lama da cabeça aos pés.

“Foi muita dedicação e força de vontade, agora quero aproveitar. Aqui não há violência, há respeito e integração.”

Ana Maria de Oliveira Yamakami, de 18 anos, foi a primeira a fazer o corte de cabelo solidário. O trabalho é feito por uma ONG que recebe as mechas para fabricar perucas para pessoas em tratamento contra o câncer. Ana passou em engenharia de minas e deixou o cabelo crescer um pouco mais já pensando em doá-lo. “Achei muito legal essa ideia.”

A expectativa dos organizadores era de que pelo menos 40 calouros, a maioria meninas, topassem cortar os cabelos. A única exigência era de que as mechas tivessem pelo menos 15 centímetros.

Trote no Centro: São Francisco
As veteranas do curso de direito da Faculdade São Francisco aproveitaram o dia da matrícula nesta quinta-feira para tentar atrair novas integrantes para o time criado há dois anos.

As calouras foram convidadas a participar do pegádio pelas ruas do centro de São Paulo, acompanhadas pelas veteranas. Depois, com o dinheiro arrecadado, elas afirmam que iriam comprar esfihas.

“Queremos que elas gostem da gente, e que depois topem entrar no time de rugby”, diz Ana Peterson, de 21 anos, aluna do 3º ano da São Francisco.

A tradicional ingestão de 11 segundos de bebida alcoólica, em alusão ao nome do centro acadêmico 11 de Agosto, não fez sucesso neste ano. As três garrafas de pinga estavam cheias. “Só bebe quem quer e elas não estão querendo beber muito”, afirma Ana.

A caloura Camila Vitória Rocha, de 20 anos, disse que também optou por não beber porque estava de estômago vazio. Sobre entrar no time de rugby, ela cogita a possibilidade. “Não jogo nada, mas posso tentar.”

Trote na USP: Poli organiza corte de cabelo (Foto: Caio Kenji/G1)
Trote na USP: Poli organiza corte de cabelo (Foto: Caio Kenji/G1)
Trote 2016 na USP (Foto: Caio Kenji/G1)
Trote 2016 na USP (Foto: Caio Kenji/G1)
Trote na USP: Poli organiza corte de cabelo (Foto: Caio Kenji/G1)
Trote na USP: Poli organiza corte de cabelo (Foto: Caio Kenji/G1)
Novos alunos da faculdade de direito da USP cobram "pedágio" de motoristas no Centro de SP. (Foto: Vanessa Fajardo/G1)
Novos alunos da faculdade de direito da USP cobram “pedágio” de motoristas no Centro. (Foto: Vanessa Fajardo/G1)

Agenda
Terminada a festa carnavalesca, estudantes que enfrentaram processos seletivos de olho em uma vaga na universidade precisam ficar atentos às agendas. Nesta quinta (11) e sexta-feira (12), os aprovados na primeira e na segunda chamadas do vestibular 2016 daFuvest (USP e Santa Casa) devem fazer as matrículas presenciais.

Quem não garantiu vaga ainda deve ficar atento à divulgação pela USP dos convocados através da lista de espera do Sisu e também à terceira chamada da Fuvest.

Matrícula: USP e Santa Casa
Nos dois primeiros dias de matrículas presenciais na USP, alguns institutos dividem a chamada para o processo seguindo a letra inicial do nome do selecionado, enquanto outros institutos agrupam os estudantes por curso. Por isso é preciso checar todos os dados do processo: endereço, data e horário, e documentos obrigatórios.

(Veja abaixo os locais de matrícula e as datas; ou confira no site da Fuvest)

Documentos obrigatórios
A Universidade de São Paulo (USP) determina que é obrigatória a presença do estudante ou de um procurador legalmente constituído para assinatura da lista de matrícula e entrega dos documentos no serviço de graduação da unidade (escola, faculdade ou instituto) responsável.

Os documentos para matrícula na USP são:
1. Certificado de conclusão do curso de ensino médio ou equivalente e respectivo histórico escolar, ou diploma de curso superior devidamente registrado (uma cópia);
2. Documento de Identidade oficial (uma cópia);
3. Uma foto 3 x 4, datada, com menos de um ano.
As cópias deverão ser apresentadas junto aos documentos originais, para comprovar a validade delas.

Os documentos para matrícula na Santa Casa são:
1. Prova de conclusão do ensino médio e respectivo histórico escolar;
2. Documento de Identidade – RG;
3. Cadastro de Pessoas Físicas – CPF;
4. Duas fotos 3 x 4 recentes.
Os documentos devem ser apresentados com duas cópias autenticadas. O pagamento será efetuado no ato da matrícula, conforme o valor do curso.

Lista de espera do Sisu para USP
Na sexta-feira (12) ocorre a primeira convocação para matrícula dos candidatos que se inscreveram na lista de espera do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). A divulgação deve ocorrer a partir das 9h no site da Pró-Reitoria de Graduação. A convocação será feita por curso. A matrícula deverá ser feita presencialmente no dia 15 de fevereiro, das 9h às 19h, no prédio da Administração Central

Terceira chamada da Fuvest
A terceira chamada da Fuvest será divulgada no dia 16 de fevereiro. Os candidatos que estiverem nesta lista deverão estar com a documentação em ordem para fazer matrícula presencial no dia 18 de fevereiro.

Bolsa do Prouni
O Ministério da Educação divulga nesta sexta-feira (12) a segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni).

O candidato que for convocado deve comprovar, a partir desta sexta, até o dia 18 de fevereiro, as informações apresentadas no momento da inscrição. Cabe ao estudante verificar no site da universidade em que foi aprovado quais os horários e o local para a conferência dos dados. A perda do prazo ou a não-comprovação de informações acarretam a reprovação do candidato.

Se o estudante não for aprovado em nenhuma das duas chamadas, poderá registrar que tem interesse em participar das listas de espera – ou seja, ocupar vagas que não tenham sido preenchidas. A data para se inscrever vai de 26 de fevereiro a 29 de fevereiro.

Nesta edição, foram ofertadas 203.602 bolsas de estudo em universidades particulares, segundo o MEC – uma queda de 4% em relação ao ano passado.