Sem Limpeza, Unidade De Saúde Tem Aranha E Teia No Banco Dos Pacientes

Sem Limpeza, Unidade De Saúde Tem Aranha E Teia No Banco Dos Pacientes

Pacientes que frequentam a Unidade Básica de Saúde (UBS) no Setor 25 de Dezembro, em Ariquemes (RO), reclamam da sujeira encontrada no local. A unidade, que está sem funcionários para realizar a limpeza desde dezembro de 2015, vem acumulando lixo em várias salas. Em um dos corredores, a reportagem da Rede Amazônica flagrou uma aranha no banco onde os pacientes aguardam por atendimento.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), o problema será solucionado em breve, com a contratação de funcionários aprovados no último concurso público realizado no município.

 Com a falta de servidores responsáveis pela limpeza, o lixo se acumula nos corredores, além da poeira e teias de aranhas nos bancos de espera dos pacientes. Na sala de vacinação, onde a limpeza é essencial para evitar a contaminação, existem vários algodões já utilizados espalhados pelo chão.

De acordo com a direção da UBS, um funcionário que realiza a limpeza nos outros postos de saúde do município foi contratado para, nos próximos dias, iniciar a limpeza ao menos duas vezes na semana.

Em entrevista, a diretora admite que a medida não será suficiente. “Estamos sem zeladora desde dezembro e comunicados a SEMSAU sobre o fato. Agora virá uma zeladora duas vezes por semana. A quantidade não é a suficiente, mas tentaremos manter cada setor limpo”, explica Marlene dos Anjos.

Local está sem passar por limpeza desde o mês de dezembro (Foto: Rede Amazônica/ Reprodução)
Local está sem passar por limpeza desde o mês de dezembro (Foto: Rede Amazônica/ Reprodução)

Segundo o secretário de saúde Joseilton Souto, o problema deve ser completamente solucionado em breve, quando deve ocorrer a contratação de novos funcionários que foram aprovados no concurso público realizado no município.