Sem chuva, Rio Madeira continua baixando e prejudica comerciantes

Sem chuva, Rio Madeira continua baixando e prejudica comerciantes

O Rio Madeira continua baixando. A Companhia de Pesquisas de Recursos Mineiras (CPRM) registrou na última quarta-feira (10) o nível médio de 2,77 metros, cota abaixo da média marcada (2,97 metros) no último dia 4 de agosto em Porto Velho, considerada a menor em 48 anos. Segundo CPRM, o rio está apresentando média que deveria ser registrada no mês de outubro. A formação de bancos de areia no leito tem deixado a navegação mais lenta e alguns comerciantes já se sentem prejudicados.

O comerciante Pedro Gomes de 44 anos trabalha com o transporte de verduras. Ele conta que leva três dias para transportar 300 toneladas de verduras em geral, para Manaus (AM).

“Com a seca do rio, tivemos um acréscimo de 12 horas na viagem. Todos os anos é normal ter a navegação restrita nesta época do ano, mas se baixar mais um metro, vai ficar difícil. Vamos ter que diminuir a carga e se diminuir não compensa fazer o transporte, vamos parar”, disse.

O G1, registrou em vídeo a dificuldade na travessia da balsa no distrito de Vista Alegre do Abunã. O gerente de balsa, Itamar Arend, disse que a empresa teve que contratar uma máquina para retirar areia para não ocorrer risco de encalhamento. Ele conta que a carga da balsa teve que ser reduzida pela metade por causa da situação.

“Estamos operando apenas com uma rampa de acesso, tivemos que improvisar. Atendemos a metade da capacidade de carga de mil toneladas com as três balsas. Não podemos parar a travessia, pois é o único meio de acesso que liga Rondônia ao Acre”, disse.

De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), desde o final de junho não chove na região por causa do verão amazônico. No entanto, é possível ver algumas chuvas isoladas em pontos. Segundo o meteorologista do Sipam, Luiz Alves, a seca se deve ao fenômeno El Niño.

“O El Niño é o mais forte registrado nos últimos 20 anos, que atua na região amazônica desde o meio de 2015. Ele diminui o volume de chuva, por isso, o rio vai continuar diminuindo até a volta das chuvas”, disse.

Rio Madeira registrou média de 2,77 metros nesta quarta-feira (10), em RO (Foto: Matheus Henrique/G1)

Comentários