Jaru Online
Jaru, 24 de abril de 2024

Sebrae desenvolve ações estratégicas para divulgação do peixe de RO

Ações estratégicas para divulgar o peixe produzido em Rondônia estão sendo desenvolvidas pelo Sebrae dentro e fora do estado. O anúncio dessas ações foi durante reunião com piscicultores em Ariquemes.

Uma das ações traçadas para impulsionar o consumo regional de pescado foi a degustação de pratos feitos à base de peixe na Exposição Agroindustrial de Ariquemes (Expoari), evento que atraiu mais de 300 mil pessoas entre os dias 23 e 31 de julho. “Ação semelhante já foi realizada na Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná, para que a população conhecesse as várias possibilidades de receitas que podem ser feitas com o peixe”, explicou Lucas Manoel Santana, coordenador da carteira de Agronegócio do Sebrae.

Outra ação estratégica é a participação de um grupo de piscicultores na Asian Japan Food, feira de comida oriental que será realizada entre os dias 9 e 11 de outubro no Expocenter, em São Paulo. No evento, os produtores de Rondônia participarão de rodadas de negócios com a possibilidade de abrir novos mercados para o peixe produzido no estado.

A participação em grandes eventos é apenas uma das estratégias do Projeto Piscicultura desenvolvido pelo Sebrae em conjunto com vários parceiros. O foco da iniciativa visa melhorar a gestão empresarial das propriedades, fazer ajustes no manejo e abrir novos mercados. “Entendemos que dessa forma podemos ajudar os empreendedores rurais a terem bons rendimentos em seus negócios”, lembra o analista técnico do Sebrae, Felipe Miguel Kreuz.
Para o presidente da Cooperativa de Produtores de Peixe de Monte Negro (Coopermon), José Barroso, as iniciativas apresentadas pelo Sebrae abrem novo horizonte para o mercado do peixe. “Hoje uma das dificuldades é ter novos mercados para comercializar o peixe. Estamos em busca dessa solução”, argumenta.

O representante da Associação de Produtores Rurais de Rondônia (APRRO), Vildemar Marques, disse que os entraves da piscicultura só vão ser superados com a união da classe. “Sem união não vamos conseguir o resultado que queremos, que é melhorar nossa atividade no campo”, explica.
Representando a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Vinicius Pedroti, avaliou como positiva as ações que estão propostas pelo Projeto Piscicultura. “Não podemos ficar de braços cruzados. Precisamos ter iniciativas como esta, para que a piscicultura de Rondônia não sofra um retrocesso”, avaliou.

Já o piscicultor Ezequias Gonçalves de Araújo vê com otimismo as iniciativas desenvolvidas pelo Sebrae. “Estamos em um momento em que esse tipo de ajuda é importante, pois temos muita produção e precisamos de estratégias para baixar nossos custos e ter um mercado favorável para a piscicultura”, resume.

O Projeto Piscicultura começou a ser desenvolvido este ano e suas ações vão se estender até 2019.

Para saber mais informações sobre esta e outras soluções do Sebrae em Rondônia, acessewww.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800.

Qual sua avaliação da administração do Prefeito João Gonçalves ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHAR