Saúde: Deputado Lúcio Mosquini define com Confúcio mutirão de cirurgias para Jaru

Saúde: Deputado Lúcio Mosquini define com Confúcio mutirão de cirurgias para Jaru

Jaru – O deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB-RO) esteve reunido com o governador Confúcio Moura esta semana, com o qual tratou de um dos assuntos mais sensíveis ao município de Jaru atualmente: a crise no sistema de saúde pública.

Mosquini solicitou o auxílio do governador e o apoio da estrutura do Governo do Estado para socorrer a saúde do municipio de Jaru, principalmente em relação à alta demanda de cirurgias.

Como primeira medida, Confúcio afirmou que designará a ida a Jaru do Dr. Luiz Maiorquim, Secretário Adjunto de Saúde, juntamente com uma equipe da Secretaria de Saúde. A meta é organizar o serviço de saúde do município, principalmente a saúde básica. “A equipe da Sesau vai também organizar o funcionamento do Hospital Municipal, antes mesmo da reforma que é necessária. Não podemos perder tempo e é preciso organizar o hospital antes da reforma”, afirmou Confúcio.

O passo seguinte, segundo o governador, será implantar mutirão de cirurgias em pelo menos quatro especialidades médicas, entre as quais a ortopedia, a cirurgia geral e ginecologia.  A equipe da Sesau – incluindo médicos e anestesistas – se unirá aos profissionais existentes em Jaru para a realização de rodadas de cirurgias a cada um ou dois meses. Os mutirões atenderiam os pacientes de Jaru e toda a região.

“O Governo de Rondônia tem expertise em mutirões de cirurgia, que vêm sendo realizadas na capital com grande êxito. Tenho certeza que em Jaru também será um sucesso. Com mutirões de dois ou três dias dá pra praticamente zerar a demanda de cirurgias agendadas”, afirmou Mosquini.

Com os mutirões de cirurgia sendo realizados em Jaru os pacientes não necessitarão se deslocar para Porto Velho ou outros centros, como Cuiabá e São Paulo. O atendimento no próprio município representa maior conforto ao paciente e seus familiares e redução de despesas.

“Quero agradecer o governador Confucio e o secretário Maiorquim a atenção dispensada a Jaru. A partir da visita da equipe da Sesau, que está sendo agendada, já haverá uma sensivel melhora na saúde pública. E, com a posterior reforma do hospital, equipado e melhorado, a saúde pública em Jaru poderá entrar novamente nos eixos”, concluiu Mosquini.