Jaru Online
Jaru, 16 de abril de 2024

Quem quiser vir para Ouro Preto do Oeste badernar vai conhecer nosso presídio, alerta o delegado da cidade

EDMILSON RODRIGUES – A Operação Velozes e Furiosos, fase 2, do dia 20, última quinta-feira, foi para o cumprimento de mandados de busca e apreensão e de cinco prisões de jovens, e na casa de um deles, à rua José Wensing, foram apreendidos peças, acessórios e objetos de motos que terão sua origem investigada.

Os jovens após serem ouvidos, passaram por exame de corpo de delito e foram recolhidos à Casa de Detenção da cidade. A prisão deles é de cinco dias, vence nesta segunda-feira (24), e são prorrogáveis por mais cinco dias, e o juiz poderá estender as prisões, ou conceder a soltura dos jovens.  

O delegado Roberto dos Santos da Silva, que coordenou a operação de prisão dos cinco jovens, informou na entrevista coletiva que será iniciada uma investigação a partir dos objetos e acessórios apreendidos na residência, que os suspeitos já estão indiciados em vários crimes, os quais ele não detalhou, e afirmou que os jovens poderão responder por adulteração e receptação.

Segundo o delegado, na casa foram apreendidos tanques de motos, vários objetos, motores de moto raspados e outros acessórios e objetos de motocicletas. “Não posso dizer ainda que é um desmanche, mas provavelmente nós teremos um desmanche de veículos aí”, suspeita.

A autoridade policial informou que os cinco jovens foram presos temporariamente, com prisão inicial de cinco dias, podendo ser prorrogado para mais cinco e após convertido em prisão preventiva. “Será analisado dentro do inquérito policial que será instaurado aqui se existe a necessidade da permanência deles. E ao saírem, vão ser monitorados por tornozeleiras eletrônicas”, acrescentou.

O delegado também mandou um recado para jovens que vinham afrontando a Polícia Militar na cidade. “Eu queria deixar bem claro, dar um recado, e eu acho que esse recado iniciou ontem que nós não vamos tolerar esse tipo de ação em Ouro Preto do Oeste. Esses atos de empinar moto, fazer bobys como eles chamam, isso não é brincadeira, isso não é esporte, isso é crime. Um cara desses perde o controle numa via pública e bate numa criança, bate num cidadão”.

Ao concluir, Roberto dos Santos lembrou que a Praça da Igreja Matriz foi feita para a família e não para a baderna e enviou um recado direto para aqueles que insistirem em afrontar as leis e normas de trânsito e de boa conduta. “Se quiser vir de outra cidade pra cá pra se divertir de uma forma tranquila que venha. Mas, quem quiser vim badernar vai conhecer nosso presídio, vocês só conhecerão nosso presídio, a cidade não”, alertou.

POLÍCIA AFIRMA QUE ENCONTROU MOTOR DE MOTO COM NUMERAÇÃO RASPADA 

 INVESTIGAÇÃO

O delegado Júlio Cezar de Souza Ferreira disse durante a coletiva que existe uma investigação em curso há dois meses, com o consentimento da Justiça, e que no decorrer desse trabalho, informações trocadas com o serviço de inteligência da Polícia Militar, denúncias de populares e via imprensa, ficou constatado que um grupo numeroso de jovens utilizavam a Avenida Daniel Comboni em Ouro Preto do Oeste para praticar competições e manobras arriscadas.

Julio Cezar relatou que enquanto a Polícia Civil e a PM investigava, os jovens ficaram esse tempo todo ostentando em rede social, em grupos de WhatsApp dizendo que era ia dar fuga na polícia, inclusive o nome da operação faz alusão aos atos que eles pregavam. “Diante disso, foi instalado o inquérito policial e o serviço de investigação conseguiu identificar os principais autores, os lideres e com base nisso nós conseguimos, através do doutor Roberto, representar pela prisão desses rapazes e recolher cinco deles. Uma pena que esses jovens que não Têm 20 anos de idade estão sendo presos por praticar atos tão infantis, como o vandalismo e baderna na cidade”, lamentou.   

 ACIDENTES

O comandante da 3ª Companhia de Policiamento Ostensivo da Polícia Militar (3ª CIA/PO/OPO), capitão PM Bruno Costa disse que a situação estava complicada e não era apenas a sociedade que corria risco, ao relatar que em dezembro passado, o pai de um policial militar foi atropelado e até hoje passa por uma situação difícil por causa de uma irresponsabilidade praticada por um jovem.

Os relatórios de atividades policiais de guarnições da Corporação da Polícia Militar, mostra o monitoramento de um jovem, apreendido no domingo retrasado, após fugir com a mulher na garupa da motocicleta, que costumava fazer roleta russa sobre a moto nas duas principais avenidas da cidade

Na manobra também chamada de “biker roullette” o motoqueiro atravessava o cruzamento de ruas movimentadas sem se preocupar se vai cruzar algum veículo, motocicleta ou pedestre. Em uma dessas roletas russa, ele teria cruzado a Avenida XV de Novembro a 120 quilômetros por hora pela rua JK, e fez a mesma travessia perigosa na Avenida Duque de Caxias.

A OUTRA PARTE

Após a prisão dos cinco jovens, familiares de um dos detidos compareceram na Delegacia Civil para tentar defendê-lo de algumas acusações às quais consideram não proceder e ser de cunho criminoso, o pai do jovem estava muito abatido com a situação, procurou defender o filho, mas foi bastante enfático ao falar sobre as acusações que pesam contra dele: “Se ele tiver culpa de algum crime, eu é que quero que ele fique preso”.

Outros três jovens também compareceram à DP para depor a favor do jovem na questão de alguns acessórios de motos que alegaram ter deixado na casa; outro rapaz disse que a placa foi ele quem deu para o rapaz e tem como provar a origem da mesma.

No entanto, como a operação tem aval da Justiça, e a polícia trabalha com evidências apuradas durante a investigação, os jovens não foram ouvidos, mas certamente serão convocados para depor no decorrer da próxima semana.

A QUARTA SHOW DOS EMPINADORES DE MOTO DEU MAL PARA CINCO JOVENS DA CIDADE

Fonte:CorreioCentral

Qual sua avaliação da administração do Prefeito João Gonçalves ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHAR