Jaru Online
Jaru, 23 de abril de 2024

Quase 100 venezuelanos chegam a Porto Velho com ajuda da FAB e entidades de apoio

Quase 100 venezuelanos chegaram a Porto Velho durante esta semana. Os refugiados, divididos em dois grupos pousaram na capital com a ajuda da Força Aérea Brasileira (FAB) vindos do estado de Roraima, porta de entrada para muitos imigrantes que resolvem deixar a Venezuela, devido a crise econômica, política e social que assola o país.

O primeiro grupo, com quase 46 venezuelanos, chegou na manhã da última quarta-feira (16) e o segundo, composto por 48 venezuelanos, chegou na quinta-feira (17). Do total de refugiados, dois já seguiram viagem rumo à cidade de Cacoal (RO), no interior do estado. Os que restaram não descartam a mesma decisão, caso surjam oportunidades de emprego.

Venezuelanos chegam em solo rondoniense com esperança de vida nova

Venezuelanos chegam em solo rondoniense com esperança de vida nova

Em Porto Velho, os imigrantes serão abrigados em 16 “casas de passagens”, moradias alugadas com a ajuda de entidades de apoio espalhadas nas Zona Leste e Centro da cidade. A distribuição dos locais levou em conta cinco grupos. Entre os critérios estão, deixar parentes em locais próximos, hospedar famílias com crianças perto de escolas e idosos em casas na região central da capital.

Para garantir que os imigrantes tenham êxito no processo de integração social durante a estadia em Porto Velho, a Cáritas, um organismo da Confederação Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), destaca que o grau de escolaridade e as habilidades de cada um serão levados em conta na elaboração de uma base curricular dos refugiados.

Com isso, a organização da Igreja Católica prevê que os imigrantes devem permanecer na capital, mas garante que pode articular a ida de quem conseguir oportunidades de emprego em outras cidades ou estados do país.

“A gente pensa em utilizar em esse poder de articulação da comunidade e da arquidiocese para sensibilizar o empresariado. Estamos em articulação de um grande mutirão de currículos para aferir as habilidades dessas pessoas e suas experiências profissionais”, explica o psicólogo e voluntário Tiago Cita.

Mais Venezuelanos chegam a Rondônia
Jornal de Rondônia 2ª edição
Mais Venezuelanos chegam a Rondônia

Mais Venezuelanos chegam a Rondônia

A primeira experiência em solo rondoniense aconteceu em área militar. Os grupos ficaram na base aérea da FAB, onde receberam almoço e no início da tarde foram encaminhados à Paróquia São Cristóvão, onde será iniciado o processo de interiorização.

O processo inclui a disponibilização de vagas em escolas da capital, através de um dos projetos da Cáritas. Ao todo, o organismo prevê que 40 crianças refugiadas já estejam matriculadas em escolas públicas de Porto Velho.

“Não estava previsto tanta criança em nosso projeto. Como o perfil foi enviado recentemente então necessitamos que a sociedade ajude com material escolar, fralde e leite”, espera a educadora social, Celi Gonçalves.

Aos adultos, o programa Pana, da Cáritas, prevê uma parceria com o Sine Estadual e Municipal para uma articulação que defina a escolaridade de cada imigrante. Está previsto também uma articulação com a Confederação dos Dirigentes Lojistas (CDL) e a Federação do Comércio (Fecomércio).

O ponto de apoio para quem deseja ajudar é na Paróquia São Cristóvão, localizada na avenida Pinheiro Machado com Guanabara, Centro.

Telefone para contato: 3221-2698

Qual sua avaliação da administração do Prefeito João Gonçalves ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHAR