Jaru Online
Jaru, 26 de abril de 2024

PT ameaça se afastar de Dilma Rousseff, diz colunista

BBq2FPGColunista destaca que, nesta semana, o partido ficou enfurecido com a mudança na lei do pré-sal e planejalançar um programa econômico de oposição.

O Partido dos Trabalhadores (PT) tem deixado evidente que não tolera a presidente Dilma Rousseff. Segundo o colunista Vinicius Torres Freire, da Folha de S. Paulo, a divergência ficou ainda mais explícita no reinício do ano político.

Freire destaca que, nesta semana, o partido ficou enfurecido com a mudança na lei do pré-sal e planeja lançar um programa econômico de oposição.

A situação pode causar a desmoralização do PT, caso o partido aceite as críticas, ou em resultar em derrotas cruciais do governo no Congresso, já que sem o PT dificilmente passarão as reformas que Dilma venha e propor.

O partido não tem alternativa “a não ser permanecer no governo e fazer um jogo de esquerda “para a galera””, refere a coluna.

Segundo a publicação, o PT do Rio, onde acontece nesta sexta (26) e sábado (27) uma reunião do partido, praticamente declarou Dilma Rousseff “persona non grata”.

Rui Falcão, presidente do PT, divulgou uma nota na qual qualifica a mudança no pré-sal de “retrocesso”. “O PT marchará ao lado das demais forças progressistas, dos movimentos populares e sindicais contra este ataque à soberania nacional e ao nosso desenvolvimento independente”, completa o petista.

O colunista destaca ainda que o motivo maior do atrito é a promessa de reforma da política econômica, que inclui uma vaga reforma da Previdência e um teto para o gasto público, medida que pode redundar em contenção do reajuste do salário mínimo e das aposentadorias.

Mesmo que ainda seja vaga a intenção, a reforma será detonada nesta sexta (26) por um plano alternativo do PT, ou seja, um programa econômico de oposição ao governo da presidente petista.

Qual sua avaliação da administração do Prefeito João Gonçalves ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHAR