Prefeitura e comunidade se unem contra o Aedes aegypti em Cacoal, RO

Prefeitura e comunidade se unem contra o Aedes aegypti em Cacoal, RO

Para acabar com os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti em Cacoal (RO), o município lançou a campanha ‘Cidade Limpa’, uma parceria entre moradores e prefeitura. A ação, que começou na quinta-feira (4), foi lançada após uma reunião com os presidentes de bairros. A ideia é que os moradores retirem os entulhos dos quintais e a prefeitura recolha com um caminhão. Todos os 43 bairros serão atendidos pelo projeto.

O primeiro bairro contemplado com a ação de limpeza foi o São Marcos. O bairro, criado a partir de uma invasão, atualmente tem 260 famílias. Segundo o pedreiro Paulo Vicente da Silva, de 41 anos, que mora no local há quatro anos, a campanha veio em um bom momento.

“Como o bairro ainda está sendo estruturado, nas casas sempre têm muitos entulhos, o que ajuda na criação de mosquitos. Nós sofremos bastante com a grande quantidade de pernilongos que existem no bairro”, disse Paulo.

Segundo o encarregado geral da Secretária Municipal de Obras, José Antônio Correia dos Santos, para a reunião foram convocados os 43 presidentes de bairros, mas apenas 15 participaram.

“Nós montamos um cronograma de limpeza nos 15 bairros que participaram da reunião. Estamos esperando que os presidentes que não compareceram nos procurem na secretaria, para que seus bairros sejam incluídos no cronograma”, explica.

Para que a campanha dê certo, os presidentes de bairros precisam se comprometer a informar aos moradores o dia da limpeza. Com isso, os moradores precisam retirar os entulhos dos quintais para que a prefeitura possa recolher dentro dos dias previstos.