penado é baleado por agente penitenciário dentro de Fórum Criminal em Porto Velho

penado é baleado por agente penitenciário dentro de Fórum Criminal em Porto Velho

Um homem de 24 anos, apenado da penitenciária estadual Milton Soares de Carvalho (o 470), foi baleado por um agente penitenciário. O caso aconteceu na tarde da última sexta-feira (8), logo após uma audiência no Fórum Criminal Fouad Darwich Zacharias, em Porto Velho. O agente alega que a arma disparou acidentalmente.

Segundo a Polícia Militar (PM), o agente penitenciário tirava a ‘bandoleira’ para guardar a arma, uma carabina calibre ponto 40, quando aconteceu o disparo. O apenado estava próximo à carceragem do Fórum, virado para a parede, quando foi baleado. A bala atravessou a panturrilha da perna esquerda e se alojou no calcanhar da perna direita.

Policiais e agentes estancaram o sangramento e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu o preso ao Hospital de Pronto Socorro João Paulo II.

Segundo registro de ocorrência, é a segunda vez que uma arma desse mesmo modelo dispara acidentalmente. Um incidente igual teria sido registrado em Machadinho d’Oeste. A carabina foi recolhida e encaminhada à perícia, para que seja verificado se o armamento tem condições de uso.

Em conversa com o agente, o delegado entendeu que não houve o acionamento intencional do armamento. O agente penitenciário também não conhecia o apenado. O agente foi ouvido por um delegado na Central de Polícia e liberado em seguida. Assim que receber alta, segundo a polícia, o apenado será ouvido sobre o caso.

A assessoria da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) informou em nota que aguarda o resultado da perícia para tomar as medidas cabíveis.

Confira a nota

Sobre incidente envolvendo um servidor agente penitenciário, que foi ouvido e liberado, tendo o mesmo – no direito de se defender – apresentado a versão de tiro acidental, que atingiu 

Comentários