Jaru Online
Jaru, 29 de março de 2024

Pecuaristas querem aumento do preço do gado de corte em Rondônia

Entidades que reúnem pecuaristas de todo o Estado de Rondônia encerraram nesta quarta-feira (27), em Porto Velho, um ciclo de reuniões denominado “Grito da Pecuária” que resultou na elaboração de uma pauta de reivindicações para ser discutida com deputados estaduais, Governo do Estado e a JBS, empresa dona de uma das principais marcas frigorificas do país.

A medida, segundo o produtor rural Hélio Dias de Souza, presidente do Sindicato dos Pecuaristas do Estado de Rondônia (Sinpec), tem por objetivo a valorização dos preços de compra e venda do gado de corte do estado.

A pauta de reivindicações dos produtores  deve ser apresentada ao grupo JBS no próximo dia 15, quando haverá uma reunião com os executivos da empresa em Rondônia.

Adélio Barofaldi, que também atua no ramo da agropecuária, diz que a pauta existente deve ser zerada para que novas medidas e propostas sejam adotadas em favor da pecuária rondoniense. Um dos objetivos, segundo ele, é a equiparação do preço da arroba do boi de Rondônia com a que é praticada em São Paulo.

O “Grito da Pecuária” teve início na segunda-feira (25), na cidade de Vilhena. De lá, o movimento passou por Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e Jaru, tendo como ponto final a capital. Em todas as cidades, os pecuaristas reclamaram do achatamento dos valores do boi de corte nos últimos meses, o quem segundo eles, vem prejudicando o setor.

Os pecuaristas alertam que a manutenção do preço da carne em Rondônia no atual patamar causará um prejuízo de aproximadamente R$ 1 bilhão neste ano, gerando sérios danos ao setor do agronegócio, que, segundo eles, representa 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.


COMPARTILHAR