Para não sair da dieta: 8 carboidratos que são ótimas fontes de energia

Para não sair da dieta: 8 carboidratos que são ótimas fontes de energia

De tempos em tempos, surge uma nova dieta que vira modinha. E, em boa parte dos casos, quem sofre são os carboidratos, que costumam não ter uma boa reputação quando o assunto é perda de peso. Ainda assim, eles são uma parte essencial de uma alimentação saudável, já que dão energia ao corpo. O xis da questão é que os carboidratos existem em diferentes formas (simples e complexos) e de diversas fontes (tanto refinados quanto naturais). O truque é saber quais as opções certas para consumir.

De forma geral, o ideal é que os carboidratos que se consuma venham de fontes naturais – frutas e vegetais, grãos integrais e legumes. Esses alimentos também são cheios de outros nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras, que podem fazer falta para o seu corpo se você eliminar completamente os carboidratos da sua dieta.

Para facilitar sua vida, selecionamos sete carboidratos complexos que são cheios de nutrientes e que contribuem para uma alimentação saudável. Confira!

Batata-doce
Não é à toa que ela é a queridinha da galera fitness: além de facilitar o aumento de massa muscular porque dá energia para o treino, ainda ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue por causa do baixo índice glicêmico. Além disso, ainda fortalece o sistema imunológico porque é rica em vitamina A.

Legumes
O feijão e a lentilha, por exemplo, contém carboidratos complexos, além de fibras e proteínas, o que ajuda a aumentar a saciedade.

Salada de lentilhas, tomates, abobrinha e rúcula (Foto: Getty Images)
Salada de lentilhas, tomates, abobrinha e rúcula: ótima opção (Foto: Getty Images)

Inhame
Nutricionalmente falando, o inhame é uma das melhores fontes de fibras. Além disso, a raiz é um carboidrato complexo com digestão lenta, que ajuda a aumentar gradualmente os níveis de açúcar no sangue, liberando energia por mais tempo.

Pipoca
A pipoca, na verdade, um grão integral e é rica em antioxidantes. Uma colher de sopa cheia de milho, que rende mais ou menos três porções de pipoca, contém mais de três gramas de fibras e equivale a 1/3 da dose recomendada de ingestão diária de grãos integrais.

Pipoca (Foto: Getty Images)
Pipoca, pipoca, pipoca! Lanche perfeito para não sair da dieta (Foto: Getty Images)

Grão de bico
O grão de bico é uma ótima opção, principalmente se você está tentando emagrecer. Segundo pesquisas, seu consumo diário ajuda a controlar melhor o peso e promover o emagrecimento, já que tem baixo índice glicêmico e ajuda a estabilizar a fome.

Bananas
As frutas são a melhor maneira de satisfazer aquele desejo de comer algo doce. A fruta é doce graças à frutose, que é balanceada com fibras, água, fitoquímicos, vitaminas e minerais. No caso das bananas, além de serem faceis de digerir, são ricas em potássio, que ajuda na recuperação do músculo. Ou seja, a banana é a versão natural do lanche pré ou pós treino perfeito.

Bananas (Foto: Getty Images)
Fonte de potássio, a banana satisfaz a vontade de comer algo doce (Foto: Getty Images)

Massas e cereais integrais
Tem horas que a gente só quer uma macarronada, né? Escolha a opção integral, que tem duas a três vezes mais fibras que a versão refinada.

Milho
Esqueça aquele milho encontrado em produtos processados ou pré-embalados, que não tem nutrientes. Mas espigas de milho naturais, cozidas em casa, são ótimas fontes de fibra, vitamina C e antioxidantes – e nada de encher de manteiga antes de comer!

Espiga de milho (Foto: Getty Images)
Espiga de milho: quando feito em casa, é ótima fonte de fibra, vitamina C e antioxidantes (Foto: Getty Images)

Comentários