Jaru Online
Jaru, 29 de março de 2024

Maior feira do agronegócio de Rondônia surpreende e já atrai milhares no primeiro dia

Apesar de problemas com a rede de energia, a 6ª Rondônia Rural Show surpreendeu os milhares de visitantes ao apresentar um moderno parque com centenas de expositores e suas novidades tecnológicas para melhorar o agronegócio. A abertura oficial foi remarcada para as 9 horas desta quinta-feira, 25, após uma pane elétrica num transformador, atrasando todo o cronograma da feira.
Cerimônia oficial à parte, os negócios começaram nesta quarta-feira, 24. O presidente do Banco da Amazônia, Marivaldo Gonçalves Melo, anunciou a contratação de R$ 88 milhões em créditos para os produtores rurais. Os pedidos de financiamento foram realizados nas rodadas de negócios, dois meses antes da realização da Rondônia Rural Show. Rondônia, segundo o presidente do Basa, é um estado inspirador e nesse diapasão a instituição liberou ao longo dos últimos 5 anos cerca de R$ 7,7 bilhões através do Fundo Constitucional do Norte para médias e grandes propriedades. 

O governador Confúcio Moura (PMDB) e o vice-governador Daniel Pereira (PSB) fizeram uma visita ao novo parque da Rondônia Rural Show, hoje instalada em 50 hectares na saída para Ji-Paraná. A comitiva foi acompanhada por prefeitos, deputados estaduais, deputados federais e o senador Acir Gurgacz (PDT-RO). Confúcio destacou o crescimento do agronegócio em Rondônia e elogiou o trabalho dos produtores que garante boa parte do PIB do estado. O chefe do Executivo também elogiou a organização do evento, comandada pelo secretário Evandro Padovani e José Paulo Gonçalves.

O novo local da Rondônia Rural Show dispõe de dezenas de estandes empresariais, funcionais e de orientação ao pequeno produtor. Os interessados poderão acompanhar palestras de manipulação de alimentos, melhoria das pastagens, plantio de grãos, entre outras culturas. A vitrine tecnológica tem 15 hectares e uma das mais visitadas é da Embrapa, onde estão plantados os girassóis.

A feira prossegue nesta quinta-feira e termina no sábado ao meio dia. Produtores rurais terão ônibus à disposição logo cedo. O novo local fica a 5 quilômetros de Ji-Paraná, saída para Médici, e está bem sinalizada. O trânsito conta com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 
 
Maior feira do agronegócio de Rondônia surpreende e já atrai milhares no primeiro dia
 

Rondônia Rural Show inicia mostrando potencial de desenvolvimento ao mundo

Rondônia Rural Show inicia mostrando potencial de desenvolvimento ao mundo
 

A 6ª edição da Rondônia Rural Show iniciou, nesta quarta-feira (24), em Ji-Paraná, com o entusiasmo que é comum ao agronegócio. Sob sol forte, produtores de variados segmentos, industriais, comerciantes, artesãos, pesquisadores, estudantes e operários nem perceberam que estavam vivenciando um momento especial. “Fazemos algo diferente, bonito e exemplar. Queremos mostrar que o Brasil pode começar por aqui”, definiu o governador Confúcio Moura sobre o evento.

A capital do agronegócio, como o município de Ji-Paraná é conhecido pelos seus moradores, recebe, durante a feira, representantes de diversos países, da indústria de equipamentos agrícolas, de sementes, defensivos agrícolas, de eletrificação rural, enfim, de tudo o que se relaciona com o homem do campo.

Pelos quase 600 estandes estão expostos produtos que interessam ao agropecuarista, por exemplo, além de técnicas que potencializam a produção ou que acrescentam qualidade.

Cercado por jornalistas, visitantes e parlamentares da região, Confúcio Moura disse que a Rondônia Rural Show é uma festa de negócios, inspiradora e de aprendizado.

O governador convidou a população a conhecer a feira, mas remendou: “tragam água e se preparem para andar muito. Quem vier aqui vai sair diferente.”

Confúcio confessou que ao idealizar a feira, seis anos atrás, teve medo que o resultado não fosse o esperado. “Achei que não haveria ninguém para prestigiar. Hoje, não há espaço vazio”, comemorou.

Com uma grande comitiva, em que estavam secretários, visitantes, empreendedores, parlamentares e técnicos, o governador percorreu de carro os caminhos da carne, leite, café e peixe, área que é uma extensa vitrine tecnológica, com soluções inovadoras que interessam aos produtores rurais.

Ele também visitou o estande do Banco da Amazônia, onde conversou com o presidente Marinaldo Melo e o superintendente regional Wilson Evaristo. Assistiu também a uma explicação sobre a Rota do FNO (Fundo Constitucional do Norte), que passa a ser mais acessível e ágil para financiamentos aos produtores rurais, conforme política pública do governo do estado.

A extensa programação da feira prossegue com palestras técnicas em vários ambientes diariamente.


COMPARTILHAR