Jaru Online
Jaru, 28 de março de 2024

Lula diz que Moro e PF terão de lhe ‘pedir desculpas’

O ex-presidente Lula (PT) criticou a 34° fase da Lava Jato que culminou com a prisão preventiva do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta quinta-feira (22). Segundo o petista, depois do que ele chama de “devassa” no seu partido, Ministério Público, Polícia Federal, o juiz Sergio Moro e a imprensa terão que lhe “pedir desculpas”.

“Foram buscar o Guido dentro da sala de cirurgia da sua mulher que está com um câncer, para depois com a maior desfaçatez dizer que não sabia que ela estava com câncer. Sabiam, a pessoa não está numa sala de cirurgia para fazer maquiagem”, criticou, durante discurso esta noite, no Recife.

A nova etapa da Operação Lava Jato, deflagrada há dez dias das eleições municipais, tem para Lula, a intenção de criminalizar o PT e atrapalhar a eleição de seus candidatos. Pela manhã, em Fortaleza, o ex-presidente chegou a rebatizar a fase chamada de Arquivo X, de “Boca de urna”.

“Querem destruir o PT porque nós fizemos em menos de 20 anos o que eles não fizeram em cinco séculos. Mas não se preocupem, eu estou tranquilo. Duvido que dentro do Ministério Público Federal, ou o próprio juiz Sérgio Moro, seja mais honesto do que eu”, disse Lula.

Durante a fala de 30 minutos, Lula voltou a acusar “a imprensa, parte da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e das elites, de conluio” contra ele. “Eu tenho consciência do ódio que eles têm por mim”, afirmou.

Depois de passar por cinco cidades do Ceará e Natal, Lula chegou ao Recife para um ato de apoio aos candidatos do PT às prefeituras do Recife e Olinda. O petista chegou à concentração do ato às 18h e fez uma caminhada de 30 minutos pelo centro comercial da cidade.

Acompanhado de deputados federais como Silvio Costa (PTB), senadores como Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT), candidatos a vereadores e líderes de movimentos sociais, Lula seguiu em carro aberto sendo ovacionado pela militância.

“É hora de dar o troco no golpe, vamos fazer isso nas urnas”, disse Humberto Costa, único a citar o presidente Michel Temer, afirmando que ele “não gosta de nordestino”.

Ainda nesta quinta, Lula participa de um comício em Ipojuca (PE), Região Metropolitana do Recife. Amanhã segue para São Paulo. Na agenda até o dia 2 de outubro estão previsto comícios no Rio de Janeiro e na Bahia. Com informações da Folhapress.


COMPARTILHAR