Jaru Online
Jaru, 24 de abril de 2024

Linhão de Jaru a Machadinho começa em 2018, garante Lucio Mosquini

Em reunião com o Luiz Marcelo Rei de Carvalho, presidente da Eletrobrás/Rondônia, esta semana em Brasília o deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB-RO) cobrou agilidade na implantação do “Linhão” na região de Machadinho d’Oeste, favorecendo os municípios de Jaru, Vale do Anari, Theobroma, Cujubim e Machadinho. Na reunião Mosquini foi informado que o edital será lançado em janeiro.
Com recursos disponibilizados pelos fundos da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) e contrapartida de 25% da própria Eletrobras, cerca de R$ 500 milhões vão ser aplicados em Rondônia para obras de construções de novas Linhas de Transmissões (os “Linhões”), destinadas à integração de regiões isoladas ao Sistema Interligado Nacional – SIN pela Eletrobras Distribuição Rondônia. A obra já foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e está em processo de licitação.
De acordo com Mosquini “os “linhões”, permitirão que as usinas térmicas das comunidades isoladas sejam desativadas e a nova energia ofertada será de melhor qualidade”. Esta também é uma luta do senador Valdir Raupp.
Além da região de Jaru também serão beneficiadosos municípios com acesso a BR-429, a partir de Presidente Médici até Costa Marques e região de Chupinguaia; região da Ponta do Abunã, beneficiando as áreas de Abunã, Vista Alegre, Extrema, Ponta do Abunã e Nova Califórnia; região de Buritis, interligando Ariquemes, Monte Negro, Buritis e Campo Novo.
Atualmente em Rondônia 26 localidades têm energia gerada por geradores a diesel. Dessas 26, 16 é possível se fazer a interligação via linha de subtransmissão ou linhas de distribuição. A obra trará como benefício para o Estado uma energia vinda do SIN, onde Rondônia faz parte desse sistema.

Qual sua avaliação da administração do Prefeito João Gonçalves ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHAR