Justiça Eleitoral recebe mais de 600 denúncias contra candidatos de RO

Justiça Eleitoral recebe mais de 600 denúncias contra candidatos de RO

Dentre os registros em ambos os canais, estão denúncias relacionadas à propaganda eleitoral, crimes eleitorais, uso da máquina pública, conduta vedada, dentre outras. As irregularidades informadas à Justiça partiram de pelo menos 30 municípios do estado.

App Pardal Denúncias Eleitorais permite que população denuncie crimes ao TRE-GO Goiânia Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
‘Pardal’ permite que população denuncie crimes à
Justiça Eleitoral (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Os compilados do TRE-RO divulgados na última segunda-feira (19) apontaram 338 denúncias por meio do canal ‘Disque Eleições’. Já o aplicativo ‘Pardal’ atualiza os registros em tempo real no site do órgão, a medida em que os eleitores enviam as ocorrências. Na manhã desta terça-feira (20), os números chegaram a marcar 301 casos no estado.

Porto Velho lidera a lista de ocorrências denunciadas pelo aplicativo, com 73 registros. Na sequência do relatório, aparecem os municípios de Candeias do Jamari (RO), com 32, e Pimenta Bueno (RO), com 23.

Os municípios de Jaru (RO), Vilhena (RO) e Mirante da Serra (RO) ocupam as últimas posições no relatório, com apenas uma denúncia feita pelo aplicativo em cada uma das cidades.

Canais
O ‘Pardal’ é um aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral para dispositivos móveis. Os eleitores podem baixar em aparelhos celulares e tablets e enviar irregularidades praticadas por candidatos no período eleitoral.

A tecnologia permite que sejam anexados vídeos, fotos e arquivos que ajudem a comprovar a denúncia. Além de ser obtido no celular, o ‘Pardal’ também pode ser acessado no próprio site do TRE.

Além da plataforma digital, o TRE-RO disponibiliza ao eleitor o canal ‘Disque Eleição’, através do telefone 0800 148 0148. O serviço de plantão eleitoral iniciou no dia 22 de agosto, para todo o estado de Rondônia e deve funcionar 24 horas por dia, de domingo a domingo.

Sob a supervisão da Coordenação de Segurança das Eleições (COSE), após a captação das informações pelos atendentes, as demandas são encaminhadas para as unidades responsáveis da Justiça Eleitoral e, posteriormente, medidas efetivas são tomadas ou fornecidas as respostas aos usuários.

As denúncias também podem ser enviadas pelo formulário de denúncia, para o e-mail da ouvidoria do TRE ([email protected]), por correspondência ou pessoalmente no endereço: Avenida Presidente Dutra, nº 1889, Baixa da União, CEP: 76.805-901 – Porto Velho-RO.

TRE vai voltar a atender em antigo prédio em Porto Velho (Foto: Angelina Ayres/Rede Amazônica)