Jaru: Sociedade demonstra total apoio no Lançamento do projeto Ficha Limpa Municipal

Jaru: Sociedade demonstra total apoio no Lançamento do projeto Ficha Limpa Municipal

Aconteceu na noite desta quarta-feira (06) o lançamento da Campanha Ficha Limpa Municipal, o evento contou com a presença de centenas de pessoas que lotaram o auditório da Associação Comercial e Industrial de Jaru- ACIJ, em apoio a iniciativa.

Nenhum vereador do município compareceu ao evento, mesmo tendo sido convidados por meio de oficio e telefonemas.

Na ocasião foi apresentado o projeto, tirado duvidas e dado o início a coleta de assinaturas físicas. As assinaturas eletrônicas terão início nesta próxima sexta-feira (08).

Dentre o público formado por pessoas de vários segmentos, compareceram também alunos da escola Olga Dellaia, que estão desenvolvendo atividade escolar com o tema Ficha Limpa Municipal.

O promotor de justiça Dr. Fabio Rodrigo Casaril, parabenizou a iniciativa das entidades e aos presentes que se propuseram a apoiar esta causa. De acordo com Dr. Fabio, o projeto agora passa a ser uma luta da sociedade que almeja o fim da corrupção.

Casaril, esclareceu os tramites da propositura desde quando ele foi sugestionado ao município em meados de 2017, até a presente data. Na oportunidade ele reafirmou seu apoio incondicional a iniciativa popular e explanou sobre todo o projeto destacando que sua essência, é o impedimento de pessoas condenadas a assumir cargos de confiança.

Sobre as afirmações que dizem que o projeto prejudicaria servidores ou moradores suscetíveis a incorrer em crimes ambientais ao queimarem lixo ou jogar água na rua, o promotor deixou claro novamente, que estas afirmações são falsas e possuem o propósito de apenas desqualificar o projeto e justificar sua inexplicável rejeição.

Em uso da palavra o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Welligton Almeida, assegurou o apoio da categoria ao projeto, deixando claro que a propositura em nada prejudica os servidores públicos municipais, “temos nosso regime próprio que já nos exige uma serie de documentações para comprovar nossa idoneidade, chegaram a cogitar que o projeto prejudicaria os servidores, não é verdade!” completou classificando que o Ficha Limpa Municipal e para delimitar regras aos contratados do prefeito e dos vereadores.

Representando Theobroma, município que recebeu do Ministério Público de Rondônia a sugestão do projeto juntamente com Jaru, mas diferente daqui, aprovou sem ressalvas ainda em meados de 2017, estiveram presentes o prefeito Claudio Santos e o presidente da Câmara Gilmar Alves.

Claudio Santos, enalteceu a propositura, citando a experiência de seu município que possui a lei aplicada. De acordo com o prefeito o Ficha Limpa Municipal trouxe maior moralidade ao sistema público, destacando que a sociedade de Theobroma ganhou com a lei. Claudio afirmou a necessidade do bom entendimento e trabalho em parceria com o MP. Sobre os vereadores de Jaru, Claudio salientou exercer com eles uma política de cordialidade, porém disse discordar de suas decisões, mas acredita que a sociedade com união demonstrada atingirá seus objetivos.

Posicionamento avalizado pelo presidente da Câmara de Theobroma Gilmar Alves, que mencionou o posicionamento dos vereadores de Theobroma, que entenderam o anseio popular no combate a corrupção e aprovaram de imediato a norma.

Vereador de Ji-Paraná pelo segundo mandato, Edivaldo Gomes, divulgou que este projeto foi aprovado naquela cidade ainda em 2012. Ele ressaltou ser muito preocupante a situação de um parlamento que não representa a vontade de seu povo.

O presidente da ACIJ, Ednilson Oliveira e o presidente da OAB/Jaru Luciano Fila, ratificaram o apoio das entidades na luta contra a corrupção em especial em Jaru, com esta iniciativa da sociedade que visa transformar em lei mais este artificio de combate a corrupção.

Também discursaram, Nei do Fórum de Ação e Cidadania e os representantes da imprensa Joir Calixto e Cirilo Rodrigues.

Na oportunidade foram coletadas mais de 300 assinaturas, onde são necessárias 2.040 para apresentação do projeto de iniciativa popular. De acordo com um dos mobilizadores do projeto Ednilson Oliveira, o evento foi um verdadeiro sucesso, “a sociedade demostrou que não concorda com a atitude de nossos vereadores, o reflexo disto foi a adesão maciça demostrada no evento, onde foram colhidas somente neste primeiro passo, mais de 14% das assinaturas necessárias”, finalizou.

A aceitação do projeto, também foi demonstrada em uma pesquisa feita nas redes sociais pela plataforma Renovação Jovem, que apontou que 96% dos entrevistados apoia o projeto.

 

Clique e veja o Projeto na Integra.

Projeto Ficha Limpa Municipal em Jaru

 

 

 

Veja Como foi o evento:

Comentários