Jaru Online
Jaru, 28 de março de 2024

Jaru: Reunião no MP traça ações enérgicas contra queimada urbana e rural

Em uma reunião promovida pelo Ministério Público de Rondônia na tarde desta terça-feira (18) na sede da promotoria de Jaru, autoridades discutiram medidas a serem adotadas contra as queimadas urbana e rural no município e região.

A reunião presidida pelo Promotor de Justiça, Dr. Fabio Rodrigo Casaril, discutiu entre outros temas, a fiscalização, divulgação, orientação, notificação e punição aos responsáveis pelas queimadas.

Participaram da reunião representantes do Executivo, da Imprensa, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Sedan, Departamento Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Corpo de Bombeiro, Ibama e Sedam.

Durante a reunião foi traçado metas para as ações de combate ao crime ambiental, e alinhado os trabalhos dos órgãos fiscalizadores para adoção de medidas enérgicas e eficientes contra os responsáveis.

Segundo o diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Cleverson Barbosa, os loteamentos correspondem a cerca de 70% dos problemas gerados pelas queimadas urbanas, ele informou que os proprietários das áreas em que ocorrem as queimadas, estão sendo  notificados, relatando na oportunidade que será intensificado os autos de infração, os quais estão sendo lançados em nome do proprietário, independente se ele comprovadamente for o responsável pela queimada ou não, uma vez que seu terreno deveria estar limpo. 

Aspirante Oficial PM Toledo e o Jornalista Cirilo Rodrigues citaram uma pratica comum adotada por alguns proprietários de terras, realizam acero em suas propriedades e supostamente ateiam fogo para posteriormente registram ocorrência informando incêndio crimino. Dr. Fabio Rodrigo Casaril, lembrou que esta ação se comprovada, é passível de punição criminal, pois há identificação de dois crimes, o ambiental e a comunicação de falso crime.

Na oportunidade o prefeito João Gonçalves colocou a estrutura de fiscalização da prefeitura a disposição da campanha, bem como setores como da saúde e outros departamentos para realização de palestras de orientação, divulgação e conscientização da população, Informando também o telefone disponibilizado para recebimento de denúncias 3521-2923.

Ao final Dr. Fabio, ressaltou que as medias objetivam principalmente garantir a saúde da população e seu sucesso dependerá do envolvimento dos os órgãos, mas principalmente da população que deverá fazer sua parte, evitando a promoção de queimadas e denunciando quem as fizer.

 

 
.
.
.

— 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR