Jaru Online
Jaru, 29 de março de 2024

Jaru: Policia Rodoviária Federal aprende dezenas de aves mantidas ilegalmente em cativeiro

A abordagem ao um passageiro de uma motocicleta que seguia pela BR 364 no perímetro urbano no final da tarde desta terça feira (23), resultou na apreensão de dezenas de aves que eram mantidas ilegalmente em cativeiro.

Ao avistarem o acusado Carlos Alberto Viana, transportava um objeto aparentando ser uma gaiola, os Policiais Rodoviários Federais, Aline Machado, Leandro Portes e Vinício Pereira, lhe abordaram, constatando que o acusado aprisionava e transportava sem a devida autorização dos órgãos competentes. Uma ave da espécie “curió” ao ser questionado sobre a origem da ave, Carlos inicialmente alegou ter ganhado a ave de um terceiro, o qual não soube informar o nome, admitindo em seguida possuir outras espécies de aves em sua residência.

A equipe da PRF se deslocou até a residência do acusado na Rua Almirante Barroso no setor 04, sendo recepcionados pela mãe do acusado que de imediato informou que seu filho e seu marido possuíam diversas outras aves no interior da residência. Autorizada a entrada dos policiais para averiguar o alegado, os policiais encontraram no quintal da residência diversas gaiolas, nenhuma documentação relativa a posse dos animais foi apresentada, configurando o flagrante de crime ambiental.

Dados os fatos evidenciados, os acusados juntamente com um alçapão, 14 gaiolas e 21 aves foram apreendidos e conduzidos para a delegacia de Polícia Civil, para adoção que requer o caso.

O delegado plantonista informou que as aves terão que ser libertadas ainda nesta quarta-feira (24) em lugar adequado, uma vez que elas já não estão mais habituadas a vida silvestre.

DSC_0593 DSC_0596

DSC_0586DSC_0597

1-DSC_0591

 

 


COMPARTILHAR