IFRO tem elevação de Campus Avançado para Jaru

IFRO tem elevação de Campus Avançado para Jaru

Foi publicada no dia 5 de setembro a portaria que alterou a nomenclatura do Campus Avançado Jaru do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), situado no município de Jaru, distante 290 quilômetros de Porto Velho (RO). Agora a unidade passa a ser denominada Campus Jaru.

Com a alteração, o Diretor-Geral, Renato Delmonico, explica que a unidade terá direito a uma estrutura maior de servidores (professores e técnicos administrativos). “Foi um trabalho muito grande junto ao Ministério da Educação e à SETEC/MEC. Houve o apoio de toda a comunidade para que houvesse essa migração, porque isso vai possibilitar muitos avanços para a nossa unidade. Para Jaru, que é um campus novo, isso irá fortalecer o nosso crescimento, infraestrutura e orçamento. Vamos começar a pensar em cursos superiores e outras modalidades de cursos para atender a região e cumprir com nossa parte no desenvolvimento local”, comenta.

Campus Jaru está sediado em uma área de 49 mil m², sendo a construção da primeira etapa realizada em 330 m², com bloco administrativo e salas de aula. Esta é a nona unidade do IFRO no Estado, sendo sua implantação iniciada em 2012, através do polo de educação a distância. “Jaru agora passa do nível de campus avançado, que é uma estrutura muito menor com apenas 20 docentes e 13 técnicos, para uma estrutura maior, com 70 docentes e 45 técnicos. Ou seja, vamos conseguir atender a demanda da região de Jaru, de grande importância econômica para Rondônia. A partir disso, teremos a possibilidade de expandir a oferta de cursos e também de pesquisa e extensão”, explica o Reitor Uberlando Tiburtino Leite.

Uberlando ressalta que Rondônia possui demanda para aumentar o número de unidades presenciais do IFRO. “O Estado tem uma economia em franco crescimento, temos regiões do Estado que ainda não têm presença nem da universidade e nem do Instituto Federal. E lá existem pessoas, economia, arranjos produtivos locais para serem atendidos e com demandas por formação de nível médio e superior”, diz. 

. . . . .
 
Assessoria de Comunicação e Eventos – ASCOM/IFRO
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Reitoria
Fone/fax: 69 2182-9669 / 2182-9604
Celular ASCOM: 69 99918-2680