Jaru Online
Jaru, 26 de abril de 2024

Fila para inscrição de 2,7 mil casas populares tem mais de 200m na Capital

Faltando menos de 24 horas para iniciar as inscrições do programa “Minha Casa, Minha Vida”, em Porto Velho, uma fila de mais de 200 metros já se formou no local onde será realizado o cadastro, que inicia na terça-feira (30).  A concentração na região, segundo os moradores, ficou maior nesta segunda-feira (29), mas alguns candidatos já estão acampados em barracas desde a última sexta-feira (26). Conforme a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), mais de 10 mil pessoas devem se inscrever para passar pelo processo de avaliação. Ao todo, serão sorteadas 2,7 mil casas.

O autônomo Afonso Neri, de 51 anos, está na fila desde a última sexta. Ao G1, ele diz esperar que os riscos vividos no acampamento o ajude a conquistar a própria moradia. “Tem sido muito cansativo. Não temos banheiro para ir e o sol está muito quente. Uma hora almoça, uma hora não janta e dormir não tem como, pois é muito agitado. Estamos cuidando um do outro aqui. Pela madrugada tem acontecido de tudo, desde prostituição até bebedeira”

Fila tem cerca de 200m de barracas pelo incrição do Minha Casa Minha Vida (Foto: Matheus Henrique/G1)
Fila tem cerca de 200m de barracas pelo incrição
do Minha Casa Minha Vida em Porto Velho
(Foto: Matheus Henrique/G1)

A adolescente Ana Caroline, de 17 anos, foi a primeira a chegar na fila. Mãe de um bebê de apenas dez meses, ela tem dividido o tempo na fila para conseguir uma casa.
“Minha sogra disse que já tinha  dez pessoas na fila. Quando chegamos ainda não tinha ninguém. Nós trouxemos barraca, lençol e comida. Meu filho dorme aqui comigo, junto com meu marido”, disse.

Conforme a secretaria da Seas, Hérika Fontenele, 2,7 mil casas serão disponibilizadas pelo projeto e 70% das obras de construção das casas que serão sorteadas já foram concluídas. Ela afirma também que o processo de montagem de documentação é demorado e não existe a possibilidade de entrega imediata da casa.

Segundo o Seas, aproximadamente 300 servidores vão realizar o atendimento no local, na terça-feira. Na ocasião, três técnicos da secretaria estarão realizando uma triagem nos candidatos para ver os documentos, antes de entrar para realizar a inscrição.

Familia aproveita para ter lucro com fila em Porto Velho (Foto: Matheus Henrique/G1)
Familia aproveita para ter lucro com fila em Porto Velho (Foto: Matheus Henrique/G1)

Lucrando na fila
A vendedora ambulante Joyce Bandeira, que desde domingo (28) está na fila, teve a ideia de vender lanche enquanto aguarda para realizar a inscrição. “São cinco dias de desconforto e vale a pena para conseguir uma casa. Estávamos aqui na fila, e não tinha ninguém para vender um lanche. E minha filha teve a ideia de encomendar os salgados, fez o bolo, dimdim e outros. Estamos vendendo bem. Minha filha vai continuar a vender os produtos, teve um bom retorno”, disse.

Os cadastros serão realizados a partir do dia 30 de agosto e seguirão até o dia 8 de setembro, das 8h às 16h, no Bingool Club, localizado na Avenida Rogério Weber, nº 1864, Centro.

Documentação necessária para as inscrições:
-Comprovante de residência;
-Cadastro de Pessoa Física (CPF);
-Cédula de identidade (RG);
-Cadastro do programa Bolsa Família;
-Comprovante de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), que pode ser expedido no local das inscrições.

Qual sua avaliação da administração do Prefeito João Gonçalves ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHAR