Emissão de passaporte em RO sobe mais de 100% em janeiro de 2016

Emissão de passaporte em RO sobe mais de 100% em janeiro de 2016

Apesar da crise econômica instalada sobre o país, parte da população de Rondônia não se intimidou em providenciar a documentação para visitar outros países. Segundo dados fornecidos pela Polícia Federal (PF-RO), o número de solicitações e entregas de passaportes no estado dobrou. Ainda conforme a PF, cerca de 14 mil passaportes foram emitidos em 2015. Somente em janeiro de 2016, 1.074 foram entregues, comparados a 502 emitidos no mesmo período do ano passado, aumento de 113%.

Em Porto Velho, 7.093 solicitações foram concluídas durante 2015, e 133 documentos cancelados por erro de fabricação ou erro de ofício ou discurso de prazo de validade. A Delegacia da PF de Vilhena registrou 2.636. EmJi-Paraná, foram registradas 3.669 solicitações concluídas, 981 passaportes entregues a mais que em 2014. Já em Guajará-Mirim, foram 460, chegando a 311 documentos a mais do que no ano retrasado (2014).

De acordo com o delegado, Márcio Souza Mamed, não há um motivo específico que exlique o aumento das emissões. “É comum que no período de férias as pessoas aproveitem o tempo para tirar seus passaportes. Isto não significa que necessariamente vão viajar, até porque, o dólar está alto. Para o adulto, o documento tem validade de 10 anos e isso faz com que muitos vão neste período, para que quando precisarem ou quiserem viajar para o exterior, gastem menos tempo com a retirada do documento”, explica.

Documentação
Para a obtenção do passaporte, os brasileiros interessados em visitar outros países devem apresentar à PF o formulário eletrônico de solicitação e agendamento disponível no site da PF, o documento de identidade, certidão de casamento (se tiver trocado o nome), certidão de nascimento (se for menor de 12 anos), título de eleitor e comprovantes da última votação. Também é necessário o comprovante da quitação com o serviço militar obrigatório, comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), passaporte anterior e CPF. Para a emissão de passaportes de menores de 18 anos, a lista de documentação é diferenciada.

Alta do dólar não deve causar pânico aos viajantes, diz especialista (Foto: Reprodução/ TV Tem)Delegado diz que muitas pessoas tiram passaporte
nesta época do ano (Foto: Reprodução/ TV Tem)

Validade
A validade do passaporte pode ser de até dez anos, dependendo da faixa etária. Para crianças de até um ano, a validade é de 12 meses. De um ano completo até dois anos, validade de 24 meses. Crianças entre dois e três anos têm passaporte válido por 36 meses e menores de três a quatro anos, válido por 48 meses.

Quem tira o documento com idade entre quatro e 18 anos tem o passaporte válido por cinco anos e pessoas acima de 18 anos têm a documentação válida por dez anos. O prazo de validade do passaporte estrangeiro é fixado pela autoridade que o concede, porém, não ultrapassa dois anos.