Jaru Online
Jaru, 19 de abril de 2024

Deputado Lazinho é contrário a aumento de cota de barragens da UHE Santo Antônio

O deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) posiciona-se contrário ao Projeto de Lei do Poder Executivo que propõe o aumento de cota de barragem da usina hidrelétrica Santo Antônio Energia (SAE), em 80 centímetros. A proposta está para análise na Assembleia Legislativa.

Para o deputado a proposta é preocupante, uma vez que há insegurança quanto ao retorno da energia para o Estado e também pelos impactos ambientais e sociais que poderão ocorrer à população com a elevação da cota que significa mais seis turbinas instaladas.

O deputado explica que a justificativa do governo para o projeto de que será gerada energia exclusivamente para os Estados de Rondônia e Acre é enganosa, pois toda energia é conduzida para o sistema geral, que, por meio de leilões, vende e distribui. “Não temos como garantir que a energia será exclusiva para nós e o Acre. Sendo leiloada, a energia irá para o Estado que comprar. Assim, não podemos assegurar o retorno”.

Outra questão que preocupa o deputado é em relação aos acordos de amparo e indenizações às famílias que serão atingidas pelo processo. O deputado teme que a Santo Antônio Energia não cumpra com os acordos, a exemplo do que vem acontecendo desde a época da construção da usina. “Não podemos permitir, novamente, tão graves prejuízos a população da região”, salientou.

Lazinho ressalta que os parlamentares precisam ter responsabilidade sobre este projeto. “Teremos um debate claro e responsável. Essa Casa não pode se omitir. Não estamos brincando. Estamos preocupados com o Estado e com a população. Não podemos deixar que a população seja iludida mais uma vez em beneficio da tecnologia de desenvolvimento que, sim, precisamos ter, mas sem que danos recaiam em cima do povo de Rondônia”.

1-dep. Lazinho - sentado

Qual sua avaliação da administração do Prefeito João Gonçalves ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHAR