Jaru Online
Jaru, 16 de abril de 2024

Deputado Lazinho defende suspensão definitiva da importação do café

O deputado estadual Lazinho da fetagro (PT) manifesta sua satisfação com a decisão do governo federal de suspender a liberação de importação do café conilon pelo Brasil. A decisão foi tomada pelo presidente Michel Temer na noite de ontem (21), após o governo analisar e ceder às manifestações contrárias de produtores e da classe política, especialmente da bancada federal, à medida.

Mas sua preocupação permanece pela valorização da cafeicultura de Rondônia e todo País e por isso, por meio da Comissão de Agropecuária e Políticas Rurais da Assembleia Legislativa, a qual preside, emite manifesto favorável à decisão do governo federal, porém, solicitando que esta medida se converta em definitivo para garantia da suspensão da medida que autorizava a importação do café.

O receio do deputado com o processo de importação, que encontrava-se iminente até ontem, já havia levado-o  a apresentar Voto de Repúdio ao ato do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que reduziram na quarta feira última, de 10% (dez por cento) para 2% (dois por cento) a alíquota de importação para a variedade Conilon, utilizada na fabricação de café solúvel.

O manifesto, outorgado por todos os deputados estaduais, registra agradecimentos a decisão do Governo Brasileiro decorrente da mobilização dos produtores e lideranças, mas, sobretudo por demonstrar comprometimento com o setor da produção. Contudo, ressalta que a importação do café conilon pelo Brasil, se aprovada, seria a principal responsável pela desestabilização de todo o parque produtivo do café conilon do Brasil, e em Rondônia seria de consequências irreversíveis. Rondônia tem em sua formação de cafeicultores em sua maioria produtores da Agricultura Familiar e são essas pequenas propriedades as responsáveis pela maior parte de produção do café no Estado, ultrapassando todo ano a margem do ano anterior.

Diante desta realidade, o Poder Legislativo do Estado de Rondônia, juntamente com o conjunto da sociedade organizada do Estado, especialmente os produtores rurais, em sua maioria formada por agricultores familiares e toda a cadeia produtiva do café, pedem o cancelamento definitivo da medida que autorizava a importação do café, reivindicada pelas indústrias de café solúvel, mas que resultaria em desestabilização de todo parque produtivo do café conilon do Brasil. 

.

lazinho

Qual sua avaliação da administração do Prefeito João Gonçalves ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHAR