Comandante Ênedy Diz que Vai Focar na Tecnologia da Informação Para Garantir Rapidez nas Ações

Comandante Ênedy Diz que Vai Focar na Tecnologia da Informação Para Garantir Rapidez nas Ações

Ao assumir na segunda-feira (11), o comando geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, o coronel PM Ênedy Dias de Araújo disse que planeja uma gestão sem sobressaltos. Ele assumiu cargo em substituição ao coronel Nilton Kisner que comandou a corporação nos últimos seis meses e vai para a reserva. Logo depois, Ênedy reuniu no auditório do Colégio Tiradentes, coordenadores, diretores, comandantes, chefes, assessores, entre outros oficiais.

 

DSC 4935O novo comandante aproveitou para dizer que todos devem continuar seus trabalhos normalmente assim como vinham fazendo. “Não vamos mexer em nada que esteja funcionando bem, a exceção de algumas situações pontuais, talvez duas”. O comandante ressaltou, entretanto, que não abre mão do lema adotado: “Fazer ais com Menos”. São pequenos detalhes que passam despercebidos e que podem fazer a diferença, ao permitir que, com o mesmo orçamento possamos desenvolver mais atividades e ações.

Uma das estratégias elencadas pelo comandante, diz respeito à utilização da tecnologia da informação. Direcionar o policiamento para o patrulhamento; fortalecer as ações de inteligência com o uso da tecnologia da informação e promover as ações de Polícia Comunitária, para aproximação cada vez maior da comunidade com Polícia Militar.

Aplicar a tecnologia da informática, na avaliação do comandante geral, é diminuir burocracias, potencializar o atendimento com a rapidez que a sociedade precisa. Mais tecnologia, maior a eficácia e menor custo para o Estado. “Temos muitas coisas em mente. Vamos ouvir a todos e muitas sugestões poderão ser acatadas e transformadas em ações a bem da corporação, principalmente no quesito austeridade, dado o momento econômico que o país atravessa”.

Passagem de comando

POSSE SESDECA passagem de comando contou com a presença do vice-governador, Daniel Pereira, do secretário de segurança delegado Antônio Carlos do Reis, o Delegado Geral de Polícia Civil de Rondônia, Elizeu Muller, secretários de Estado, empresários e demais autoridades. O coronel Kisner, que deixou o cargo, agradeceu ao governador Confúcio Moura pela oportunidade única de chegar ao posto máximo da Polícia Militar de Rondônia. Ele disse que foram seis meses de trabalho intenso. “Passo, nesse momento, ao coronel Ênedy, o cargo de comandante, mas com a sensação do dever cumprido”, disse Kisner.

POSSE VICE 2O vice-governador, Daniel Pereira, agradeceu aos a presença de representantes das Forças Armadas Brasileiras. Enfatizou que a parceria com estas instituições tem dado muito certo em Rondônia. O trabalho realizado pela Polícia Militar também foi destacado pelo vice-governador. “A PM está todos os dias nas ruas fazendo o seu trabalho e dando o melhor de si [para a comunidade]”, disse  Daniel Pereira. Ele alertou para o fenômeno do crescimento da violência, algo que afeta a humanidade de maneira geral e não é diferente por aqui. Lembrou ainda os atentados da França de um ano atrás e os mais recentes.

Em nome do governador Confúcio, Daniel Pereira parabenizou a atuação de Kisner durante o período em que comandou a corporação. Em relação à Ênedy, ele desejou sucesso, “porque competência não lhe falta” para que também de forma definitiva possa continuar a condução dos trabalhos sob sua perspectiva. “Estamos à disposição para que possamos realizar um grande trabalho”.

Breve histórico

POSSE ENTREVISTAAos 45 anos, o coronel Ênedy Dias de Araújo é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Luterano/ULBRA – Ji-Paraná, além de ser técnico em contabilidade.

Em 1992, entrou para a Polícia Militar de Rondônia como Aspirante a Oficial.  Daquele ano até hoje, recebeu seis promoções: ao posto de Segundo Tenente, em abril de 1993; Primeiro Tenente em 1995; à Capitão em dezembro de 1997; à Major em agosto de 2001; Tenente-Coronel em 2008 e, finalmente, foi promovido ao posto de Coronel, em abril de 2015.

Em toda a trajetória, foi oficial subalterno no 1º BPM, 5º BPM e Colégio Tiradentes, em Porto Velho. Foi ainda subcomandante do 2° Batalhão de Polícia Militar, em Ji-Paraná. Coordenador Adjunto da Coordenadoria Regional de Policiamento II, em Ji-Paraná. Em Jaru comandou a 1ª Companhia Independente de Policiamento Ostensivo. Mais tarde, atuou como Assessor Militar da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia.

Faz parte das atuações do novo comandante geral, ter sido chefe do Centro de Informática da PMRO; Instrutor da Disciplina Fundamentos da Gestão Pública do Curso de Formação de Oficiais da PMRO; Comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar, em Ariquemes; e Chefe do Centro de Comunicação Social da PMRO. Atualmente exercia o cargo de Coordenador Regional de Policiamento I, em Porto Velho.

Cursos

Embora considere todos os cursos importantes na careira militar, o mais relevante, segundo Ênedy, é o de Controle e Resolução de Conflitos e Situações de Crise, realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. O Curso de Oficial do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro, realizado no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife faz parte currículo do coronel Ênedy, bem como, o Curso de Adaptação para Oficiais Combatente da Polícia Militar de Rondônia. No Sebrae, realizou o Curso de Planejamento Estratégico; bem como na Diretoria de Ensino da PMRO, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais PM

Outros cursos

Relações Humanas, realizado pela SESDEC em Ji-Paraná; Curso Superior de Polícia, realizado na Diretoria de Ensino da PMRO;  Participou da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, realizada em Brasília pelo Ministério da Justiça; Participou da Conferência sobre “O Perfil da Criminalidade no Estado de Rondônia e Estratégias de Prevenção”, realizada pela SESDEC em Porto Velho.

Ênedy participou do Seminário de Segurança da Informação e Comunicações realizado no Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Brasília; Análise e Planejamento em Segurança Pública realizado pela SESDEC e Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça foi mais um dos cursos feitos pelo coronel..

Condecorações
Quantos as condecorações, foram várias as recebidas pelo atual comandante: Medalha do Mérito Policial Militar; Medalha Dedicação Policial Militar – 20 anos; Medalha Mérito Forte Príncipe da Beira; Medalha do Imperador Dom Pedro II; Medalha Mérito Legislativo; Medalha do Mérito da Casa Militar; Comenda da Ordem do Mérito Marechal Rondon – Grau de Oficial; Comenda Governador Jorge Teixeira de Oliveira; Medalha Mérito de Trânsito; Medalha Jubileu de 40 anos da PMRO.

REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTOS: SARGENTO PM SÉRGIO

 

POSSE REUNIÃO POSE

 

DSC 4461

DSC 4501