Com dois netos e 71 anos, vovô adere crossfit e inspira jovens atletas

Com dois netos e 71 anos, vovô adere crossfit e inspira jovens atletas

Dar o primeiro passo para o início de uma atividade física pode não ser fácil, mas para o senhor Honório Scarabel, de 71 anos, esse passo foi a realização de uma vida. Casado há 42 anos, pai de três e avô dois netos, foi incentivado pela filha, educadora física, a começar um esporte. Depois de passar por esportes aquáticos e musculação, escolheu o crossfit e não pensa mais em passar uma semana sem os exercícios.

Conhecido como o Vovô do Crossfit, Honório busca manter a vida ativa para se livrar das dores, aguentar o ritmo dos netos e aproveitar o melhor da vida. Para isso, é presença garantida duas vezes por semana no box onde treina e inspira os jovens, companheiros de aulas, a superar os próprios desafios.

O vovô comenta que começou tarde a praticar esportes. Apenas após um acidente, aos 60 anos percebeu que seu corpo precisava de um incentivo.

– Eu precisava mudar de vida, na juventude era sedentário, não praticava nenhum esporte, a idade foi chegando e sentia muitas dores, além da minha disposição que não era das melhores. Comecei na hidroginástica por causa de uma lesão na coluna, devido um acidente, passei para natação e musculação. Há dois meses estou praticando o crossfit e não quero mais largar.

Honório, de 71 anos, no crossfit (Foto: Honório Scarabel/ Arquivo pessoal)
Honório, de 71 anos, no crossfit (Foto: Honório Scarabel/ Arquivo pessoal)

Treinando uma hora por dia, duas vezes por semana, Honório acompanha os colegas do esporte com determinação. Felipe Froes, um dos companheiros de treino, comenta que o vovô ajuda a quebrar o mito de que melhor idade não combina com exercícios.

– Um dos principais argumentos para não praticar o crossfit é que não tem condicionamento, idade ou disposição, e seu Honório é prova de que isso é mito. Ele é inspiração para os demais alunos. Os exercícios para ele são adaptados para a idade, fortalecendo e provendo a saúde.

Honório, de 71 anos, no crossfit (Foto: Honório Scarabel/ Arquivo pessoal)
Honório inspira outros atletas a seguir nos treinos (Foto: Honório Scarabel/ Arquivo pessoal)

Honório conta que as atividades físicas mudaram completamente a sua vida, e o principal reflexo vêm nas atividades diárias. Ele comenta também que praticar algum esporte em meios aos jovens é desafiador, mas se inspira na garra de cada um para alcançar os seus objetivos.

Fernanda Scarabel, educadora física e filha de Honório é a principal incentivadora do pai.

– A prática de exercícios na terceira idade não visa estética, pois ela vem naturalmente com os treinos. O principal foco é o bem-estar, alívio das dores e promoção da saúde. Sempre incentivo ele a praticar esportes, onde estou ele está comigo, além de pai, é meu aluno e principal companheiro de aventuras esportivas. Já fomos para copa e estamos nos preparando para irmos às olimpíadas – conta Fernanda.

Os limites do corpo são testados a cada treino, e para Honório esse é o principal atrativo.

– Nunca faço a mesma coisa nos treinos, cada vez supero um limite, quando chego já me aqueço e fico sabendo qual meu desafio do dia, coloco o cansaço e a preguiça no bolso e fico até o final, quando saio do treino estou descansado, com o corpo melhor e muito mais disposto – finaliza.

Comentários