Jaru Online
Jaru, 26 de abril de 2024

Cientista que queria parar de tomar pílula inventa app anticoncepcional

A física nuclear suíça Elina Berglund queria parar de tomar pílula anticoncepcional, mas não encontrava nenhum método contraceptivo eficiente. Ela, então, criou um algoritmo que deu vida ao aplicativo Natural Cycles, que monitora as taxas de fertilidade femininas diariamente sem hormônios.

Ao contrário da tabelinha, o aplicativo funciona com mensuração de temperatura, que ajuda a determinar em qual fase do ciclo a mulher está. Para que o Natural Cycles faça o cálculo do ciclo menstrual, basta colocar um termômetro basal embaixo da língua toda manhã e, posteriormente, registrar na plataforma.

O aplicativo manda um alerta: cartão vermelho nos dias mais férteis e cartão verde quando não há risco de fecundação na relação sexual.

Para se ter uma ideia, o site da empresa alega que o índice de Pearl, que avalia a eficácia de um método contraceptivo, do Natural Cycles é mais seguro para evitar uma gravidez do que a camisinha. Na página do aplicativo, dois estudos publicados no “The European Journal of Contraception & Reproductive Health Care” também atestam a eficácia.

Foram esses estudos, inclusive, que chamaram a atenção da organização de inspeção e certificação alemã Tüv Süd, que classificou o aplicativo como um método de contracepção confiável na categoria médica. Ou seja, ele pode ser prescrito, assim como preservativos, implantes e pílulas, pelo NHS (National Health Service), sistema de saúde público do Reino Unido.

 

De acordo com a empresa, o aplicativo já tem mais de 150 mil usuárias em 161 países. O pacote anual do aplicativo custa US$ 4,20 mensais com o termômetro basal incluso. O site entrega no Brasil.

O Natural Cycles é um aplicativo voltado apenas para o controle de natalidade. Só a camisinha feminina ou masculina é capaz de prevenir doenças sexualmente transmissíveis.

Qual sua avaliação da administração do Prefeito João Gonçalves ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHAR